quarta-feira

Noite




Sempre fui de um corpo noturno, desde criança... Preciso da noite para meus encontros.

Encontro de corpo e mente. Do que se vive, do que viveu... O saldo do dia, como, com quem e porque...

Sempre me senti melhor a noite, sempre... Parece que meu corpo se transforma, que meus impulsos se acalmam para aguçar os sentidos, as dosagens de sentimentos.

Meus pensamentos ficam num ritmo mais passado e mais centrado, consigo sentir cada coisa de cada vez...

Os ruídos me irritam profundamente e com isso mais que emoção do que objetividade e os pensamentos e decisões saem em atropelo, em meio ao caos...

A vida faz muito barulho, a movimentação impulsiona, levanta, ergue, segue,  mas confunde, distorce e enlouquece!

Só depois de muito tempo percebi que alguns encontros servem para que possamos experimentar a arte de pensar de forma organizada, ou seja, enganar a mente para o simples para que se possa dar conta do complexo.

Claro,o complexo no meio do eixão parece uma simples cutícula.

Cutículas podem ser pequenas ou grandes, um dia você vai ter que parar para pensar nelas, com mais cuidado com que vem pensando ou tendo a oportunidade de pensar...
Descobri isso com mais de 35 anos. Apesar de desde sempre meu corpo me avisar.

O grande eixo que movimenta o nosso dia não permite que possamos avaliar todos os nossos pensamentos. Precisamos do silêncio da noite para que possamos diluir nossas idéias, nossos diálogos, nossas conquistas e nossos sofrimentos.

Precisamos viver,reconhecendo e preservando nossa essencia, onde é necessário não só a produtividade através de esforços físicos e intelectuais, precisamos aglutinar, soltar, corresponder, comparar e finalmente contabilizar daquilo que se vive, para que não somente vá, nos arrombos, no supetão de nossa sobrevivência...

Na noite podemos ser o pensamento e não a ação.Podemos não o reagir e sim o digerir.

Podemos sim o dentro e não o fora...

3 comentários:

  1. Oi que bom que você está de volta. Tudo tem o tempo necessário. Acho que chega uma hora que muitos de nós percebemos que esse espaço é maravilhoso mas se não tomarmos cuidado nos absorve mais do que deve.
    Bem interessante a sua linha de raciocínio sobre a noite, e a possibilidade de através dela nos distanciarmos do caos do dia e pensarmos, refletirmos e até sofrermos.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse texto, vc conseguiu reunir objetividade, clareza e poesia sem se perder...
    Gosto da noite também, mais do que deveria, mas é nela que me encontro, quando todas as vozes se calam e posso ouvir meu coração..

    Valeu á pena vir aqui e fazer essa reflexão. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Deia! Demorei mais do que pretendia, mas finalmente vim a sua casa nova! E o texto de abertura é fantástico. O que você encontra na noite eu busco de dia, pois o sono me pega e me leva pela mão muito cedo. Preciso da luz para pensar, refletir, ponderar, agir. Mas a essência, o eixo como você tão bem colocou, é o mesmo: o ponto de equilíbrio entre o que fazemos no automático e o que aprendemos sobre isso. Saudade dos seus textos! Escreva mais! Beijocas em todos, Deia.

    ResponderExcluir