quinta-feira

A Cura

  

Tenho assistido e gostado muito da minissérie: "A Cura" que vai ao ar (infelizmente) somente às terças-feiras, por volta das 23 h. na Globo.


Como são capítulos semanais, ficamos contando os dias para chegar a próxima terça e assistirmos um pequeno capítulo, desta história de mistérios e suspense. Quem nunca assistiu independente de crença ou religião, vai gostar, pelas histórias instigantes (duas correndo paralelamente em duas épocas), elenco de peso e produção, que dispensa comentários...

Além de todos os pontos bem brasileiros, diferentes dos enlatados americanos tão distantes de nossa realidade e cultura. (Desculpe-me os que gostam, mas àqueles seriados americanos são tão artificiais e frios, quanto os americanos...)

Apesar de eu particularmente, gostar de todas as minisséries da Globo, esta me chamou à atenção pelo tema:  A CURA, o salvar, o resgate...

As maneiras mais adversas de se tentar intervir na doença e na morte. Como se pudéssemos mudar o curso, a trajetória dos males... Essa busca humana incessante, pelo sobrenatural (que muitas vezes é pura encenação ou até mesmo delírios), mas, o mover das pessoas, que procuram esses curandeiros, místicos, videntes e paranormais para curar sua dor.

O que levam às pessoas a passarem por tudo que elas acreditam e vivem, para buscar qualquer solução para suas dores e perdas?

Acredito que ainda é o amor...



Ainda que saibamos que coisas assim não são possíveis, acredito que o interesse que há por de trás do tema é a vontade absurda que todo ser humano tem de intervir nos acontecimentos e mudar, transformar a espaço, o tempo e os acontecimentos.

É a busca constante da cura para que possamos manter àqueles que amamos próximos, como se pudéssemos mudar o curso da vida ou as escolhas Divinas.

Não critico pessoas que recorrem a tudo, porque felizmente nunca tive alguém muito próximo que estava entre a vida e a morte que quisesse verdadeiramente, ou que não aceitasse o fato, de estar partindo... Porém, se penso em minhas filhas, meu esposo, fico pensando até onde eu, em meu desespero iria, para que pudesse salva-los e mante-los ao meu lado, para que possa amar e recebendo seu amor... Para que não me deixassem, como se isso fosse possível... Mas, em momentos de desespero fico pensando até onde iríamos por eles.

Alguns até podem não estar confiando nos caminhos determinados por Deus, ou até não crêem Nele, porém eu penso que há por trás, a falta, mesmo nestes momentos de tanta dor, do equilíbrio para decidirmos o certo do errado, o charlatão do honesto, o bem do mal, do lícito e do criminoso, os limites que nossa mente e nossa crença nos dão diariamente para que possamos conduzir nossas vidas...

Sou uma que creio em Deus e o aceito, como condutor de minha vida e sei que tudo que nela acontece, tem um propósito e um caminho no qual Ele determinou e determina a cada dia, porém sei que como homens, somos muito falhos, portanto penso eu, que para nossos filhos e pelo amor, esquecemos a tudo e a todos e vamos atrás de tudo que se é possível para não perde-los.

Isso nem é consciente, é desespero, dor e emoção!

É daí que também entendo o tão grande foi à ação de Deus, dando-nos seu filho, para que morresse por nós, de maneira tão dolorosa...

Nem consigo imaginar o tamanho e o quanto de amor nisto há, pois fico pensando nos meus... Realmente eu não faria o mesmo!



Precisamos mesmo de doses e doses de amor para que possamos compreender a vida e a morte, mesmo que ainda não possuimos entendimento para tanto, mas para amar, precisamos apenas desejar amar e amar e amar, sempre, nos momentos de felicidade e de dor...

Somente o amor pode nos curar!

"O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar." (Charles Chaplin)
Dedico este post aos familiares e amigos do blogueiro HOD, (O olhar de Carpe Diem para o Século XXI) - (entrevista dele no Espaço Aberto) que ontem,  seguiu para o encontro com Deus...

Espero sinceramente que Ele, possa estabelecer a cura nos corações dos seus e trazer paz e as boas lembranças que o amor do Hod fez ao longo de sua vida.

24 comentários:

  1. Como sempre suas críticas são excelentes, Andrea.
    Sim, estou de malas prontas para Disney!!! Avisa a Pietra que tentarei tirar uma foto com a Bela. Se eu conseguir, mando para o seu e-mail.

    Olha com relação ao post, sou muito fã do Selton Melo..tudo que ele faz eu gosto. Acho ridículo os horários que essas séries vão ao ar...tanto horário com programa ruim passando sabe..e essas séries boas a gente não consegue assitir. Chego a achar que eles fazem de propósito pra gente comprar o dvd depois.

    Poxa que bonito vc dedicar esse seu post..infelizmente é para alguém que já se foi e sei que isso é triste. Vou depois dar uma passada lá no blog que vc indicou para conhecer a história e saber melhor do que se trata.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá ...
    Convidamos todos os nossos amigos a lerem a entrevista do eterno amigo Hod ao nosso Espaço Aberto. A entrevista seria postada no próximo dia 1º de outubro de acordo com a agenda do Blog. Mas, diante da passagem do nosso querido amigo Hod, queremos prestar a ele a nossa singela homenagem. Estamos certos de que realmente ninguém morre enquanto permanece vivo em nosso coração.

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Oiê,

    Acredito no milagre da cura. Meu pai foi curado de um câncer (linfoma de manto) que começou no estômago. Dentre várias sessões de quimioterápia, edoscopia, exames de sangue e outros, meu pai, achando que iria morrer rapidamente, resolveu fazer algo que muito o incomodava (por décadas), perdoar seu pai e um tio que o haviam magoado (escravizado) muito no passado...(os perdoou profundamente), foi então, que seu oncologista declarou: "-O senhor está curado, pode contar para a família!" Hoje, ele continua com seus exames de rotina mas, mudou completamente seu comportamento (para melhor)!

    Chamo isso de "O MILAGRE DO PERDÃO"

    Beijos :(

    ResponderExcluir
  4. Andrea, minha amiga, não assisti a série. Embora algumas sejam muito bem feitas e eu às prefira, as americanas, sou desligada de televisão, mas me pareceu bem interessante o argumento.
    Todos nós que cremos ou não, e que também somos falhos temos uma grande dificuldade em entender e aceitar determinadas coisas como: doenças e morte e quando assuntos assim nos rondam, acho que buscamos todas as maneiras possíveis e impossíveis de cura. Somos humanos e certos ou errados queremos aqueles a quem amamos do nosso lado.
    Um beijo e linda homenagem

    ResponderExcluir
  5. Flor, embora goste muito do Selton ainda não assisti a nenhum capítulo, infelizmente...bem que poderia ter apresentação diária, né?

    De qualquer forma o assunto me interessa muito, desde que me conheço por gente.

    * Gosto muito da tua visão, que bom que a compartilha conosco.

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  6. Acompanho a essa série desde o primeiro capítulo... Meu provedor é Globo.com, exatamente pra ver essas coisas que me interessam da Globo...

    Confesso que a série ainda não me pegou assim de paixão.. rs... Apesar de gostar das séries globais... Acho que tem uma qualidade infinitamente superior a das novelas. E mesmo assim assisto Passione... eheheh...

    Bem... Estou vendo no que vai dar A Cura...

    Quanto a recorrer a qualquer coisa pra ficar boa, está falando de mim... rs... Recentemente fiz uma cirurgia espíritual, porque quando me sinto encurralada pelas circunstâancias eu saio tentando tudo...

    Acredito no que é abordado na série, acho possível que pessoas tenham esse dom de curar... O problema é que é uma área muito explorada por quem quer ganhar dinheiro fácil...

    Enfim... Vou continuar assistindo até o fim a série...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea,

    Assim como a Isa, também não sou ligada a televisão, procuro as notícias pela internet e acontece de passar alguma coisa interessante como deve ser este seriado e eu perder.
    Compartilho com vc a mesma idéia sobre Deus, o amor mais puro que jamais existiu levando Seu único filho a morrer por nós.
    Que esse amor seja derramado cada dia sobre nossas vidas, fazendo-nos achar nas pessoas os que elas têm de melhor.
    O evento da partida do nosso amigo mexeu bastante com minhas (já frágeis) emoções..

    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Andrea... chego hoje de mansinho... porque doeu a notícia, porque, coincidentemente eu estava muito próxima do Hod essas últimas semanas, porque não pude acreditar no que ouvia quando atendi aquele telefonema.
    Seu texto está lindo mas hoje venho apenas receber um pouco do seu carinho, pois a minha cabeça não está ativa de forma alguma... Um beijo, obrigada pelo carinho, Deia.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a Jou... essas minisséries passam muito tarde... eu mal consegui ver um capítulo. E concordo também no quesito SELTOM MELO... tudo que ele toca vira ouro.

    E eu não estava sabendo dessa perda no mundo da blogosfera... passei uma semana ou mais sem viajar pelos blogs. Vou lá conhecer o trabalho dele.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  10. A CURIOSA FEZ A SUA HOMENAGEM AO AMIGO HOLD EM NOME DE TODOS. GOSTARIA DE VIR..
    VOU TE ESPERAR.
    ESTAMOS COM SAUDADES DELE.
    UM GRANDE AMIGO QUE FOI PARA JUNTO DE DEUS.
    QUE ELE DESCANSE EM PAZ, BEM JUNTINHO DE DEUS.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  11. Adoooro o Selton, mas ando muito desinteressada por novelas, seriados etc. Acho que é cansaço, amiga!
    Beijocas, muitas, minha lindona!

    ResponderExcluir
  12. Oi minha amiga,

    que texto lindo!
    Não conhecia Hod, mas, já é o terceiro blog que leio em homenagem a ele... o céu com certeza está em festa, porque chegou um anjo.

    A cura também chama minha atenção, porque acredito que buscamos sempre uma forma de permanência, de vida, de continuidade.

    Amei o texto, a reflexão, o compartilhar!

    bjs, ótimo fim de semana!

    Ps. Fico muito feliz em te ver postando!

    ResponderExcluir
  13. Quando um grande compositor brasileiro escreveu com propriedade que “um mais um é sempre mais que dois”, ele já compreendia que caminhando só caminha-se mais rápido, porem aqueles que caminham em grupo vão mais longe.
    Em minha postagem no blog, estou contando com os amigos para ajudar uma família.
    Se você puder ajudar será maravilhoso.
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  14. Não vi ainda o seriado, muito tarde e acordo com as galinhas (como minha mãe costuma dizer)...Mas bom ler o que vc pensa! Abçs!

    ResponderExcluir
  15. ..rs

    Andrea, andava meio sumido daqui não é mesmo? Mas creia, que gostaria muito de ter passado antes, pra dar olhada, nas suas palavras que sempre me deixam reflexivo.

    Olha, eu sou totalmente de acordo com o que tu disse. É o amor que nos cura sim. É o amor e o querer estar proximo dos essenciais a nossa vida, que curam cada pedacinho nosso. O maior problema do ser humano (me incluo nisso, pq não me sinto preparado) é a perda. O ser humano, não consegue aceitar e se preparar para ver quem mais amamos partir; seja um filho, um pai, um amigo,não existe. Por amor e somente por ele que nos cura e nos prende também, que nos faz querer ficar perto, querer dar a nossa vida, pela vida de quem mais amamos.

    Mas também o amor, de estar vivo, a paixão por se viver com essencia cada dia, nos move a cura. É impossivel mudar uma trajetoria divina, mas é possivel partilhar dessa trajetoria com o amor único e verdadeiro.

    Afinal, a vida é feita de lembranças e momentos. Então vamos viver da melhor maneira possivel, amando, perdoando e se doando, porque não sabemos por quanto tempo estaremos entre os queridos aqui.

    E em condição de pai, eu não sei o que eu faria pelo meu filho. Mas garanto que se nada pudesse ser feito, eu iria provar pra ele, o quanto eu o amo. Porque isso, é o que eleva a nossa alma. O AMOR.

    Beijo nas meninas! Abração no Carlos!
    E um beijo enorme e vc Andrea.

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  16. Amiga, amos Selton e curto o apelo dessa serie.Acho bem legal, embora nao consiga acompanhar direito (marido e filhos q aff. o Sandro chega tarde e me embolo tda).
    Adorei td o q destacou no post. Muito legal.

    Amo suas postagens!
    Amo.
    Bjão Bom finde

    ResponderExcluir
  17. Não asisti, Andréa. Nas últimas 3 semanas mal tenho tido tempo para meus filhos. Ando viajando muito, saindo na terça e só retornando na sexta. Por isso os comentáros nas madrugadas.

    Penso, contudo, que o desespero pelos seus (sejam filhos, irmãos ou pais) não nos impõe qualquer limite. Qualquer fio de esperança é algo a ser buscado. As curas "espirituais" existem na conformidade da fé professada.

    Eu refuto quaisquer verdades que teimam parecer absolutas. Não as aceito! E não abro mão da minha curiosidade, da dúvida, da hipótese. E, quando tudo isso se junta ao tamanho do amor que carrego pelos meus, então nada fica proibido. Como disse, qualquer esperança será abraçada, com toda intensidade!
    E isso responde, concordando, a sua pergunta>

    ResponderExcluir
  18. Apertei uma tecla errada aqui, no NTBK.

    Só concluindo então: é amor! Como você tão bem disse!

    Meu carinho a você, Andrea.

    Até...

    ResponderExcluir
  19. Oi Andrea!
    Não vejo o seriado, então não vou comentar sobre ele...
    Mas uma coisa eu sei, pois presenciei, o amor de mãe é realmente uma cousa poderosa! Vejo pela minha! O amor de mãe as vezes é tão grande que no lugar de melhorar o filho, o piora, justamente para não vê-lo passar por uma determinada situação...tento falar com ela a respeito as vezes, que amar as vezes é desapegar, que o filho, foi gerado por ela, mas é do mundo e das escolhas dele.
    Um beijo e bom feriando!

    ResponderExcluir
  20. Querida Andrea!

    como sempre, seus posts carregam emoção em cada caracter!

    Quase não assisto tv, exceto por filmes e noticiário as vezes, nem sabia dessa série, mas imagino que seja interessante, sobretudo pelo tema e também por Selton Melo que sempre faz ótimos trabalhos!

    e também assino embaixo...é o amor sim! e tudo que Dele provém!

    um grande beijo e um ótimo fim de semana e feriado!

    ResponderExcluir
  21. Olá querida amiga Deia ,desejo que esteja tudo bem contigo,deve de ser dificil perder assim um amigo tão especial,mas ele estara sempre presente em nossos coraçoes

    Beijinhos
    Sãozita

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Estou mto por fora... Nem sabiaq tinha esta minssérie...

    O tema me interessou, vou procurar no youtube, hehe

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Olá Andrea,

    Eu estou bem sim, fiquei perplexa como todas as pessoas que estavam mais próximas à ele, senti, mas a vida continua... Senti um pouco de culpa no começo de não ter aceito fazer um duplix com ele, mas depois, pensando bem achei que fiz certo, porque outras pessoas me chamaram também e não aceitei, aceitando um tem que aceitar todos, aí não dá...
    Que ele descanse em paz!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Andrea, ando meio sumida mesmo! Essas duas últimas semanas foram extremamentes pesadas no trabalho e devo permanecer assim por mais duas. Chego muito tarde e pouquinho de tempo tem sido para meus, aqui de casa mesmo. Tenho até feito uns posts mas não consigo entrar e comentar do jeito que gostaria.
    Tens dias que consigo abrir o blog rapidinho e no final de semana tenho me policiado para dar mais atenção aqui em casa, pois estavam reclamando - rs!
    Espero que você esteja se setindo melhor e que tudo esteja mais calmo por aí. Não deixe de dar notícias e qualquer coisa podemos falar por e-mail.
    Beijinhos para você e para as meninas

    ResponderExcluir