quarta-feira

Felicidade Suprema




Eu soube, por estes dias, da estreia do filme do Arnaldo Jabor, "A Suprema Felicidade", marcada para a próxima sexta, dia 29.

Mas, não vou me atrever a comentar sobre o filme ou  me aprofundar nos aspectos técnicos ou artísticos, nem mesmo sobre a direção, o roteiro, os atores e as atrizes, pois não tenho essa facilidade e nem o conhecimento necessário, como meus amigos: Sandra(Apenas uma vez), Rafael(Baú do Jamal) e Luis Fabiano (Blog do Luis Fabiano), cinéfilos e críticos de muito bom senso e bom gosto, com suas argumentações inteligentes e diferentes entre si, relatam sobre os filmes, de maneira brilhante em seus blogs. 

Vou apenas dizer que sou fã do Jabor, assim como muitos (vou tentar explicar o por quê)  e que vou com certeza assistir seu trabalho, após seu jejum de quase 20 anos.

O Jabor é do tipo que se ama ou se odeia, não tem meio termo. E eu me identinfico muito com ele. Identificação, não com a forma (quem me dera) mas como ele se mostra, através de seus textos e críticas... Me enxergo em suas experiências, pois, assim como ele, não tenho muito jogo de cintura não, sou daquelas que mergulha nas situações e vivo totalmente cada momento, nas suas delícias e dificuldades e sem meias palavras, digo o que sinto em relação às pessoas e ao mundo, sem me preocupar com a sensibilidade alheia.

Isto é odiável para uns, aprendizado para outros, pois como o Jabor, sinto que os extremos ainda são meus pontos ideais, não sei viver no muro, no banho  morno, no depende, no quem sabe, no Maria vai com as outras, no nhem nhenhem nhem  e na frescura de quem não sabe se vai ou se fica... Tomo minhas decisões e parto com o peito aberto, aberto às críticas e aplausos, e o que vier é lucro, pois já estou no comando do trator, então de qualquer forma vou passar por cima das turbulências e  nos desníveis dos solos, porém, me atentando aos seres,  não mato as criaturas que vivem nos buracos, nos arbustos , arvores ou nos caminhos... Respeito a vida e respeito acima de tudo meus princípios de não prejudicar o outro para benefício ou felicidade própria. Não vou pisar na cabeça do outro, para me manter em pé....




Há de se ter respeito pelo que se é ou que se tenta ser, mesmo que o cadeira com encosto alto lhe pareça a mais confortável. Ser gente realmente não é para qualquer humano, dá um trabalho animal. Tal como enxergar onde há felicidade, nos grandes e pequenos gestos, precisamos lixar bastante a alma, para que ela possa absorver os tons da vida...

Felicidade é algo tão pessoal, tal como os perfumes e os cheiros. Precisa saber usar, sem abusar, porque senão fede.

O filme ainda não assisti, mas creio eu, que ele não deve estar preocupado com as criticas, negativas e positivas que andam publicando por ai, pois o que ele quer falar mesmo é de felicidade suprema (e extrema) para isso, com certeza não se preocupou nem os com Chicos e nem com os Franciscos, simplesmente dará o seu recado e quem quiser, como diz minha amiga Luna (Palavras...Apenas momentos), que coma de colherada!

O texto abaixo, foi publicado em 3 de Agosto de 2010, no Jornal "Correio Popular", aqui de Campinas, e eu recortei e guardei para um dia publicar no blog.

Ainda bem, surgiu a oportunidade...

Espero que gostem e obrigada por ainda permanecerem por aqui, mesmo em minhas raras visitas em seus blogs e oportunidades de retribuir o carinho, sempre presentes!

A felicidade é uma obrigação de mercado

"Acabou o tempo do happy end"

Desculpem a autorreferência, mas estou terminando meu filme “A Suprema Felicidade”, que me tomou três anos, entre roteiro, preparação e filmagem. Agora, sairá a primeira cópia.

Amigos me perguntam: “Que é essa tal de ‘A Suprema Felicidade’? Onde está a felicidade?” Eu penso: que felicidade? A de ontem ou a de hoje?

Antigamente, a felicidade era uma missão a ser cumprida, a conquista de algo maior que nos coroasse de louros; a felicidade demandava sacrifício. Olhando os retratos antigos, vemos que a felicidade masculina estava ligada à ideia de “dignidade”, vitória de um projeto de poder. Vemos os barbudos do século 19 de nariz empinado, perfis de medalha, tirânicos sobre a mulher e os filhos, ocupados em realizar a “felicidade” da família. Mas, quando eu era criança, via em meus parentes, em minha casa, que a tal felicidade era cortada por uma certa tristeza, quase desejada. Já tinha começado o desgaste das famílias nucleares pelo ritmo da modernidade.

Hoje, a felicidade é uma obrigação de mercado. Ser deprimido não é mais “comercial”. A infelicidade de hoje é dissimulada pela alegria obrigatória. É impossível ser feliz como nos anúncios de margarina, é impossível ser sexy como nos comerciais de cerveja.

A felicidade hoje é “não” ver. Felicidade é uma lista de negações. Não ter câncer, não ler jornal, não sofrer pelas desgraças, não olhar os meninhos-malabaristas no sinal, não ter coração.

O mercado demanda uma felicidade dinâmica e incessante, cada vez mais confundida com consumo, fast food da alma. A felicidade é ter bom funcionamento. Há décadas, o precursor McLuhan falou que os meios de comunicação são extensões de nossos braços, olhos e ouvidos. Hoje, nós é que somos extensões das coisas. Fulano é a extensão de um banco, sicrano comporta-se como um celular, beltrana rebola feito um liquidificador. Assim como a mulher deseja ser um objeto de consumo, como um avião, uma máquina peituda e bunduda, o homem também quer ser uma metralhadora, uma Ferrari, um torpedo inteligente – e, mais que tudo, um grande pênis voador.

A ideia de felicidade é ser desejado. Felicidade é ser consumido.

Dirão vocês: “Bem, resta-nos o amor...”. Mas, aonde anda, hoje em dia, esta pulsão chamada “amor”?

O amor não tem mais porto, não tem local para ancorar, não tem mais a família nuclear para se abrigar. O amor ficou pelas ruas, em busca de objeto, esfarrapado, sem rumo. Não temos mais músicas românticas, nem o lento perder-se dentro de “olhos de ressaca”, nem o formicida com guaraná. Mas, mesmo assim, continuamos ansiando por uma felicidade impalpável.

Se isso é um bem ou um mal, não sei. Mas é inevitável. Temos de parar de sofrer romanticamente porque definhou o antigo amor.... No entanto, continuamos – amantes ou filósofos – a sonhar como uma volta ao passado que julgávamos que seria harmônica. Temos a nostalgia lírica por alguma coisa que pode voltar atrás. Não volta. Nada volta atrás.

Sem a promessa de eternidade, tudo vira uma aventura. Em vez da felicidade, temos o gozo rápido do sexo ou o longo sofrimento gozoso do amor; só restaram as fortes emoções, a deliciosa dor, as lágrimas, motéis, perdas, retornos, desertos, luzes brilhantes ou mortiças, a chuva, o sol, o nada. O amor, hoje, é o cultivo da intensidade contra a eternidade. O amor, para ser eterno hoje em dia, paga o preço de ficar irrealizado. Aí, a dor vem como prazer, a saudade como excitação, a parte como o todo, o instante como eterno.

Há de perder esperanças antigas e talvez celebrar um sonho mais efêmero. É o fim do happy end, pois na verdade tudo acaba mal na vida. Estamos diante do fim da insuportável felicidade obrigatória. Em tudo. Não adianta lamentar a impossibilidade do amor. Cada vez mais, só o parcial nos excita. O verdadeiro amor total está ficando impossível, como as narrativas romanescas. Não se chega a lugar nenhum porque não há onde chegar. A felicidade não é sair do mundo, como privilegiados seres, como estrelas de cinema, mas é entrar em contato com a trágica substância de tudo, com o não-sentido, das galáxias até o orgasmo. Usamos uma máscara sorridente, um disfarce para nos proteger desse abismo. Mas, esse abismo é também nossa salvação. A aceitação do incompleto é um chamado à vida.

Temos de ser felizes sem esperança. E este artigo não é pessimista...

Arnaldo Jabor
Crítico, cineasta e jornalista carioca

42 comentários:

  1. Oiê,

    Concordo com você, ser gente não é facil!

    Quanto ao filme fiquei na espectativa para assistir.

    Tem uma frase do Arnaldo Jabor que gosto muito:

    "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!"

    Que os Anjos do bem te persigam :)

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou fã do Jabor, tô doidinha para ver o filme!!! fiquei um pouquinho sumida, mas agora voltei com tudo e passarei sempre aqui tá!!! ahhh e como está indo o trabalho? tá gostando ou tá se traumatizando como eu?kkkk
    beijão bem grandão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sei pq vc demora a postar, pq seus textos são de uma coerencia e sempre muito bem escritos, adoro lê-la, sempre!
    Espero tbém pelo 'suprema felicidade', como vc, sou fã do Jabor, e, não conhecia o texto que vc transcreveu...Essa tal felicidade, suprema ou não, acho que todos querem!
    Bjs*

    ResponderExcluir
  4. Andrea, tive a oportunidade de assistir ao trailer do filme, na segunda-feira e o pouco que vi me emocionou de tal maneira que a única coisa que disse foi: não posso perder esse filme por nada!
    Espero que esteja tudo bem com você!
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  5. Oi, pequena!

    Adorei a comparação com o trator, me acertou em cheio, deu clique aqui, foi perfeita!

    Também admiro a inteligência, o sarcasmo, a visão ampla e a postura do Jabor. Curiosa, já, pelo filme.

    Que bom ser citada, me senti abraçada. Quero que te sinta também : uuupaaaaa!!!

    Beijo grande.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  6. Eu também gosto dele... não sei se amo ou odeio... mas gosto rs.
    E eu assim como você, minha amiga, vivo os extremos da vida... ficar em cima do mundo é muito sem graça... sem sal... sem cor.

    Saudade de você, viu? E adoro vir te ler.

    BeijoZZz

    ResponderExcluir
  7. Ola Andrea...

    Em primeiro lugar, não se sinta devedora de visitas aos blogs, todos sabemos o quanto carinhosa é conosco e também que o seu tempo anda limitado...portanto não se preocupe, entendemos.

    Sobre o Jabor, posso dizer que sofro de multiplas opiniões a respeito dele. Algumas vezes adoro o que ele fala, outras sinto profunda antipatia, mas no frigir dos ovos, acho que não passa mesmo de admiração incondicional.

    Conheço a pequena filmografia de Jabor, e vejo entre elas, classicos, e também apelações como no filme "Eu te amo", com sequencias quase explicitas de sexo. Totalmente desnecessarias, em qualquer época. Tudo bem que logo em seguida com "Eu sei que vou te amar" ele se redime e a posia do filme supera as cenas de sexo tb gratuitas.

    A Suprema Felicidade está no meu roteiro de cinema para as proximas semanas, o duro será achar uma sala decente pra ver. Aqui em Campinas só as podreiras passam cinema nacional...rs.

    Apareça quando puder, e fique sossegada, que toda vez que postar algo, estarei aqui.

    beijão...e espero que esteja tudo bem.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o Arnaldo Jabor tem imensas qualidades e aprecio e admiro muito tudo o trabalho dele.
    Todos temos direitos a opiniões e gostos... Ainda bem né? Imagine se todos só gostassem de maçãs... O que seria do restante da salada de frutas?
    Adorei seu post.
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post...como sempre... sensível e bem escrito!
    Como está o trabalho novo??
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  10. Amooo Jabour. SAbe aquela pessoa q vc, olha, olha, tenta fazer uma leitura de prima e não consegue? É ele!
    Acho e um combinado de muita coisa que me atrai. Uma delas é o q vc descreveu: esse cheguei, fiz e falei. Gostem ou não é isso.
    Autentico, sem meias verdades, sem meias palavras, sem nhe nhe nhe, né Dea.
    Critico, altivo, inteligente firme em sua postura. SEguro do que diz, pq sabe.

    Beijo e vá no blog concorrer no meu sorteio. Fica de fora naooo!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh o Jabor é maravilhoso...
    Mas lindo foi eu acabar de ver o trailler na tv e clicar no seu blog! Olha ela aí! Ligadona.
    Andrea vc escreve tão bem e ia ser ótimo ler aqui um olhar seu sobre o filme.
    Amiga, vá lá, assista. Assista e escreva sobre o que achou.
    Aproveite para usufruir da felicidade que é ir ao cinema.

    Saudades suas,
    Jou

    ResponderExcluir
  12. Oi minha amiga, fico feliz demais ao ler cada post seu. Desculpe não vir logo, ando numa correria só.
    Menina que texto delicioso... a felicidade é algo mais que deseja, esperada, é a luz, é o que todos esperam, mesmo sem perceber que muitas vezes já estão sendo felizes.
    Gosto demais de Arnaldo, também não vi o filme ainda, mas, como sou fã estarei lá, porém não sou tão versada em cinema prá me arriscar, mas, direi meus palpites.

    Belo teu texto, bela postagem!

    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Andrea, que post sensível e ao mesmo tempo para sacudir e fazer pensar! Adorei! está já entre os meus favoritos...

    aprecio algumas coisas de Jabor, e também não acompanho de perto a carreira dele, mas sei que é um homem que fala de amor e relações de forma as vezes crua, mas verdadeira. Melhor exemplo é a matéria que você postou junto às suas considerações.

    Também concordo, não é pessimista, só a realidade. E as vezes enxergar a verdade dói bastante. Não acredito mais em muitas coisas, por diversos motivos e pessoas, mas acredito que é preciso viver a felicidade de uma forma singela e única. Tendo bom senso e cautela. Sem expectativas demais, grandiosas ao extremo. Tudo precisa de cuidado e sinceridade.

    Quanto ao filme, não assisti, mas na oportunidade, vejo e posto também. E super obrigada pelas palavras ;) fico feliz que você goste das minhas críticas de humilde cinéfila, rs... e tomara que você curta sempre os filmes que indico, ou pelo menos a maioria seja do seu gosto!

    um grande beijo e um ótimo feriado pra você!
    te espero lá no blog, sempre que você puder!

    fique com Deus! =]

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, quanto tempo!!

    Sempre ensaiando em vir aqui, mas as horas do meu dia parecem ter encurtado, ou os afazeres aumentaram, vc melhor do que ninguém sabe a rotina de dona de casa, mãe e de alguém que trabalha fora, não é fácil!

    Venho aqui menos do que gostaria, e cada vez saio levando ensinamentos da sua partilha,
    gosto muito do Jabor também, talvez seja por esse magnetismo pelos extremos, isto me atrai muito..

    já estava com saudades das tuas crônicas e tuas frases de efeito

    "...Ser gente realmente não é para qualquer humano, dá um trabalho animal..."

    genial! Concordo plenamente...

    Um grande beijo, fique com Deus e não se esqueça dessa amiga aqui um tanto bipolar, mas que consegue amar assim mesmo, ainda que precariamente..rs

    Ester - Agora teca para os íntimos ;)

    ResponderExcluir
  15. Oii, passando só p/ te deixar um oizinho!!!
    Beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Minha amiga, obrigada pelo carinho deixado mesmo em meio a correria.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi Andrea!
    Como dizia uma propaganda não me lembro agora de que: "a vida está ficando chata...", alguém ai em cima citou que está dificil ser gente...e está mesmo, com a banalização da vida, pela midia e por nós mesmos, que as vezes nos deixamos levar por ela...o engraçado é que essa felicidade que a midia inventa e que nós compramos, anda trazendo mais infelicidade do que nunca...estamos adoecendo por conta disso, será que temos salvação? Jabor? As vezes sim as vezes não. O filme? Quero ver. Andrea Pagano não retribui as visitas? Quem disse que isso é uma obrigação, fique a vontade e use o seu tempo da maniera que lhe faça feliz, ou que pelo menos lhe dê prazer...eu venho aqui pq gosto, sem obrigações...
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  18. ain ain... amei seu blog flor... adoprei teu texto.. quase num acabo de ler ele.. o povo aqui me enchendo e eu com os olhos grudados no pc, querendo ler você... contudo consegui.. e adorei...

    ResponderExcluir
  19. Oi Andrea querida!!!
    Nossa ...adorei ver comentario seu la no meu canto!! Outro dia passei aqui pra ver se tinha post novo, mas ainda nao tinha saido esse acima.
    Fiquei imaginando que os seus horarios deviam estar ainda meio doidos pra poder parar por aqui(blogosfera)!!!
    Adorei te rever e espero que tudo esteja bem com voce!!
    Desculpe nao comentar sobre o seu post agora, mas ainda nao o li e quero fazer com calma. Vim realmente para agradecer a sua visita!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  20. Andrea, obrigado pelas palavras tão gentis e sinceras. Bem, o assunto é enorme, vamos ver se dou conta. Primeiro vou responder ao seu questionamento sobre Cazuza, Caio e Renato Russo. O que eu posso dizer é algo bem intuitivo, mas também amparado em tudo que já li sobre eles. A AIDS que os ceifou é tão-somente consequência de uma uma fase de excessos (anos 80), não acredito que tenha a ver com a orientação sexual deles. A angústia também é muito voltada para a condição de artista, claro que o fato da homossexualidade pesou, porque não era um assunto tratado como é hoje, mas não vamos esquecer também que, desde o século 18, com o Romantismo, os jovens, sobretudo poetas e escritores, já sofriam de uma espécie de depressão crônica e também cometiam mil excessos: alcolismo, vício em ópio, etc. Aquele livro Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774), de Goethe, ilustra bem isso. É muito complicado falar sobre isso, sem parecer um tanto vago, abstrato, mas, em geral, os artistas são acometidos por depressões terríveis, eu mesmo já sei o que é isso. Sobre o seu post: também adoro os textos do Jabor e estou louco para assistir ao filme novo, o meu preferido é Toda Nudez, mas acredito que ele tenha feito um bom trabalho e também porque está na hora de pararmos com esse fingimento geral, essa euforia desmedida que tomou conta do Cinema Brasileiro e do país, parece que quanto mais evoluímos, mais o passado detém nossos melhores momentos de felicidade. Será que vale a pena acreditar que ser feliz é apenas não ter câncer ou não ser assaltado? Será que não fomos injustos por sepultar a felicidade do passado, só porque não vivíamos numa democracia? O bacana dos textos e filmes do Jabor é que ele nos fazem pensar sobre tudo isso. E, puxa, obrigado por me citar no seu blog, logo eu que sou ariano rs, fiquei todo bobo. Beijos pra vc e pra Brisa!

    ResponderExcluir
  21. Oi Querida, tudo bem? Tenho visitado pouco alguns amigos querido e blogs amados por pura falta de tempo, mas hj acordei contigo na cabeça, torço para que esteja bem... Eu amei este seu post, só não consegui ler a parte do texto do Jabor, mas volto para ler, passando para te ver e deixar beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  22. Não sei. Acho arriscado supor justamente uma autenticidade no Jabor. Há algo ali de uma postura friamente calculada. Quem se lembra do Paulo Francis tem uma sensação de dejà vu em relação ao Jabor. Mas, é apenas uma opinião.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Andrea!

    Quanto tempo não? Estive doente uns dias e acabei me afastando um pouco da internet. Mas voltei. Aos poucos estou colocando minhas leituras de blogs em dia.

    Hum... sobre Arnaldo Jabor, não sei se vc vai ficar desapontadinha comigo, mas eu faço parte do grupo de quem não compartilha das ideias dele. Não digo que o odeio, porque odiar uma pessoa é algo muito forte. Mãããs, tenho bastantes restrições a muitas (senão a maioria ou todas) as ideias dele. Um dia inclusive poderiamos debater sobre além do espaço do blog.

    Admito que fiz um esforço imenso para ler a crônica dele aqui. Li até o final, tentando me manter imparcial, mas não adianta, eu acabo discordando de um mundo de visões do cara. Vou tentar ver o filme e volto aqui para comentar sobre.

    Sobre a Felicidade, acredito no que disse Jesus Cristo: A felicidade não é deste mundo.

    Beijinhos em vc e nas filhonas!

    ResponderExcluir
  24. Ola tudo bem???Estamos comemorando e lembrei-me de você. Fazes parte dessa comemoração.
    Conquistar amigos é conquistar a esperança de de ter encontrado mais uma vida, mais um amigo.
    Estou muito feliz em ter você na CURIOSA. Dois anos se passaram e os amigos só foram chegando. Tenho certeza que esta irradiação de pensamento foram se firmando aos longos desse dias, DESSE TEMPO.
    A conquista de NOVOS amigos não é muito fácil. mas graças a DEUS tenho este carinho especial e A graça de conuistar as pessoas. A HUMILDADE, a Honestidade e Sinceridade é que nos aproximaram. Quando o coração é tranparente,tudo fica super fácil.
    Ser verdadeiro com o outro é um Dom. o Dom da Sabedoria.
    Muito obrigada pelo seu carinho e amizade. Estou muito feliz em ter você fazendo parte dessa conquista.
    Amigos são verdadeiros frutos que vamos semeando ao longos dos dias.
    a conquista é como ostra que encontramos submersas e vamos conservando, e deixando ela com um valor imensuravel.
    A amizade é como OURO de longe se vê, é um brilho sem fim...
    Obrigado AMIGOS de diversos pontos do BRASIL, MUNDO...
    Estou feliz em ter vc a meu lado.
    Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações.
    Você pode estar longe, muito longe. Mas por te amar sinto você bem pertinho de mim. Pois mora no lado esquerdo do peito:CORAÇÃO...
    carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  25. Olá Andrea!

    Tudo bem por aí?! Faz tempo que não nos falamos... Mande sinal de fumaça, bjs!

    ResponderExcluir
  26. como vc anda sumidinha, estou pssando para te deixar um oi, um desejo de uma linda semana e para perguntar se está tudo bem?
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Andrea, pareço-me contigo quando dizes que não és de meio termo, de mais ou menos. Sou 8 e 80. Extrema. Ou uma coisa ou outra. Nunca mais ou menos, nunca dividida entre uma coisa e outra. Não no que diz respeito a ser. Sou como Jabor: amam-me ou odeiam-me. Prefiro ser fiel aos meus ideias do que entrar no jogo social daqueles que prezam seus lugares nas cadeiras do palácio, nos holofotes das festas; daqueles que se preocupam mais com a imagem que as pessoas vão ter deles do que as próprias imagens que eles fizeram deles mesmos.

    E é verdade: "Temos que ser felizes sem esperança". Porque essa é a felicidade mais pura, mais genuína, mais despretensiosa.
    A vida é uma coisa sem sentido, mas a felicidade nos abraça de quando em quando, nos dá momentos de extrema alegria e marca nossas vidas com belas recordações. Esse é o sentido: viver, assim, com verdade e paixão. Sem esperar.

    Beijo, Andrea!
    Cuide-se. E até mais ver.
    Adoro seus posts, de verdade. São muito reflexivos!

    ResponderExcluir
  28. Oi Andrea!


    Gostaria de convidar vc para participar do nosso 2º Amigo Oculto de Natal, as inscrições estão abertas para quem quiser participar, será uma linda festa de confraternização virtual. Para saber mais detalhes e se inscrever passe no meu blog.

    Abraços e obrigada!!

    Ξ ѕ t є я

    ResponderExcluir
  29. Olá, querida Andrea!

    Você está bem? E sua família?
    Deve estar mais corrida a vida agora, ainda mais que é fim de ano, não é?
    Estou para comentar esse seu texto há um tempo. Também gosto do cinema de Jabor, do filme Sei que vou te Amar; já vi até um sebo onde comprar o livro para saborear o texto.
    No entanto é um frase sua que não me sai da cabeça e já comecei a citar, com os devidos créditos a você, porque resume bem o que é uma busca incessante a que uma certa parte dos seres humanos se dedica e que de fato não é só ir vivendo assim-assim: "Ser gente realmente não é para qualquer humano, dá um trabalho animal."
    Se fosse fácil, todo mundo seria gente, não é?
    O pior é que muitos não entendem isso, não querem isso, não sabem ser gente e ainda ignoram os que batalham pra ser.
    Se cuide, Andrea.
    Desejo que esteja muito bem e que a semana de vocês seja gostosa!

    Beijo,

    Marga

    ResponderExcluir
  30. Oie, tambem estou no amigo secreto da Esther e vim te conhecer, afinal também esta na lista,mas chegando aqui me encantei com seu blog, voltarei muitas vezes viu.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  31. Sou participante da confraternização promovida por Ester...Vim te conhecer...

    Estou adorando a oportunidade de conhecer novos cantos...

    Te sigo!

    Beijo de Luz!

    ResponderExcluir
  32. oi Andrea,

    precisava que vc confirmasse se vai mesmo participar do amigo secreto, se vai ter tempo de postar no dia 12 de dezembro. Se não puder, faça a postagem antes e coloque na opção de postagem automática, ok?!

    grande beijo!

    ResponderExcluir
  33. OI Andrea, vim pelo amigo oculto da Ester, e gostei muito!

    Na verdade, ando precisando refletir sobre o que escreveu, no meu caso a dificuldade de ser trator, em falar e se dizer o que pensa sem se importar ou medir as consequencias. Refuto a pasteurização do ser e me rebelo contra uma obediência burra, mas tem o seu preço, e isso dói.

    beijos e obrigada pela reflexão

    ResponderExcluir
  34. Oi Andrea,
    Estava passeando pelos blogs que estão participando do Amigo Secreto do Uni ver sos, e encantei-me com o seu. Você escreve com propriedade!
    Também gosto muito dos textos do Arnaldo Jabor, com seu humor ácido, marcante e irreverente. Sempre abordando temas do cotidiano, mas não são esses os essenciais para nossa compreensão de tudo?
    Engraçado como a felicidade ou a falta dela incomoda, neste meu passeio hoje, muitos abordaram tal Tema.
    "A felicidade é parecida com a liberdade, porque toda gente fala nela e ninguém a goza". (Camilo Castelo Branco).

    A segui-la.
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Andrea,


    Como vc está, amiga?! Imagino a correria por aí...


    POR FAVOR, CONFIRME PRÁ MIM O RECEBIMENTO DO EMAIL COM O NOME DO SEU AMIGO SECRETO, OK?!


    Bjs ")

    ResponderExcluir
  36. Oi Andrea
    Os textos do Arnaldo Jabor são realmente muito bons.
    Também estou participando do Amigo Secreto e vim conhecer seu cantinho.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  37. Estou passando para dizerlhe que além de estar participando do amigo secreto da Ester,quero desejar-lhe uma semana feliz,cheia de boas energias!
    Mari

    ResponderExcluir
  38. Andrea,vim te conhecer e adorei sua postura nesse texto!Alguém que sabe o que quer e vai á luta e isso é muito legal!Quanto ao Jabor,eu tb sou fã dos textos dele.Quem escreve coisas tão profundas e inteligentes,pode se dar ao luxo de parecer um pouco arrogante.Gostei demais do texto e pretendo ver esse filme tb!bJS,

    ResponderExcluir
  39. Olá! Td bem?
    Passando pra dizer que estou participando do 2° Amigo Secreto do blog Uni Ver Sos... ah! aproveito também para te desejar uma ótima semana e convidar para me fazer uma visita no LorOtas... será sempre bem vindo!

    BjO

    ResponderExcluir
  40. Mais uma vez temos o prazer de convidar os nossos amigos para participar de nosso Concurso Literário. Nosso maior objetivo é a interação e levá-los a se inspirar e a expressar através das palavras o que o momento despertar em seu coração. Então em nome do Amor e da Caridade, estamos lançando o nosso: 2º Concurso Literário – Tema: Então é Natal...
    Contamos com a sua presença!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  41. Oieee, dia 12 esta chegando para ter a revelação do amigo secreto, quem seráaa? Beijoos :**

    ResponderExcluir
  42. TBM ADORO ARNALDO JABOR DURÃO DIZ O QUE PENSA NA LATA!
    E AÍ ANIMADA PARA DOMINGO A REVELAÇÃO DO AMIGO SECRETO?????????

    ResponderExcluir