quinta-feira

?




Hoje,  às 8h da manhã estava eu no Fórum Trabalhista, na primeira audiência do dia, buscando ali o "certo"  na justiça dos homens...

Antes de entrar, os comprimentos e o teatro. Faz parte, uns ensaiam, outros improvisam, mas de fato todos encenam!

Depois fiquei pensando no assunto,  do que é certo e do que é errado, nisso tudo...

Eu ali, ansiosa, depois de passar por tudo que passei, financeiramente e psicologicamente, ao ser demitida no oitavo mês de gravidez (e quem já ficou grávida ou grávido é que sabe o que é isso...) e não receber absolutamente nada, nem dinheiro, nem obrigada, rien! Após quase três anos consecutivos, de um trabalho honesto, empenhando de forma integral e absoluta,  com total dedicação não apenas profissional , mas de amor! Sim! Amor e empenho!  Pois é isso que sempre considerei o correto, o certo e o justo! Eu posso dizer, que certamente, todos os dias que trabalhei naquela empresa, trabalhei feliz! Eu acordava, levava a Pietra para escola, tomava meu café, comendo um pão de queijo no Pão de Açucar, lendo o jornal e ia traballhar ...Isso era bem real, era a minha realização, era a minha conquista diária..., sentia-me orgulhosa e  hoje como poderia eu estar? Ansiosa, sedenta não por dinheiro, mas pela justiça dos certos!

O dono da empresa estava ali também... pensativo...nervoso e porque não, ansioso. Creio eu,  que com a certeza de para ele foi o certo, porém eu, o errado!

Mas de quem é a razão? O errado dele e meu certo ou o meu errado e o certo dele, eu a errada?

Tem razão quem esta certo? Ou quem tem melhor defesa, com frases certas? O que é a verdade dos certos, ou na verdade dos errados...isso importa?

Uma vez, conversando com um advogado criminal, ele me contava que defendia um homem acusado de empurrar a mulher da sacada . Perguntei: "Mas ele empurrou mesmo?" - Ele me disse - "Não sei!. (e continuou...) Nós advogados, não precisamos saber se foi verdade ou não, se é certo ou não, não é o mérito da questão ! Mas,  o que é verdade e o que é certo, para quem estamos defendendo! Ele disse que não foi ele, então não foi! Se essa é a verdade ou não ...não interessa!

Fiquei indignada aquele dia, porém, como sou apaixonada por filmes e livros de investigações criminais, júri, casos polêmicos e afins, fiz uma rápida corrida em meus pensamentos, no que já havia lido e assistido e me questionei:

Justiça é realmente um jogo? Ganha quem jogar melhor?

Será que prevalece o que é justo, o que é verdade ou o certo? Ou não? Prevalece quem souber de forma inteligente jogar com palavras, jogar com as situações e provar o certo ou o errado do ponto de vista de quem? Da vítima ou do seu algoz?

Nem que o certo seja o errado ou o errado seja o certo...

No meu caso, a minha tentativa do certo ficou para outubro, para ele não sei ... pois certa eu sai , de que CERTO é aquele que honra aquilo que se faz e aquilo que se diz ...mesmo que de forma ERRADA!

6 comentários:

  1. É Andrea certo e errado!!! Essa questão é que vale. Eu pensando também a respeito do advogado que defende o criminoso aprendi que a função do advogado é evitar os excessos pois quando você peca pelo excesso está errando.

    Veja assim, se um inocente for condenado por excesso da lei, é preferrivel a lei branda para que nunca um inocente pague pelo que não cometeu, mesmo que isso custe deixar algum culpado sem penalidade.

    Assim também é a justiça do trabalho. Uma ex funcionaria que foi condenada na jutiça criminal por me roubar entrou contra mim na justiça trabalhista e ganho.... o que?? A descaracterização da justa causa! Pois o processo criminal demorou para dar a sentença... e a trabalhista não entendia a justa causa. (Roubou e não pude dispensá-la por justa causa!!)

    Beijos e boa sorte, o que eu penso?? Vc sabe!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem? Poxa, obrigada pela linda mensagem em meu blog... você tem toda a razão... obrigada pelo lembrete - às vezes ele é necessário... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ah! PS: eu vou responder ao MEMO! É que estou na correria com a escola e preciso de pensar para responder direitinho... :) não esqueci!!! :)

    ResponderExcluir
  4. ..rs
    Não existe certo e errado, ao meu ponto de vista.

    Existe sim, nossa educação e pré conceitos, que nos fazem enxergar o que é de certa forma correto para nós, simplesmente isso. Já dizia meu nono, que o que é certo pra um é errado para o outro. É necessário ver o momento, os animos e os porques, acho que é por isso que existe a lei. Para dar 'espaço' a tudo isso, o cara pode ter cometido um crime, que pra ele foi uma defesa, no caso é preciso analisar o porque foi feito aquilo.

    Sei lá, sou muito ponderado, entre o certo e errado. Eu prefiro dizer que existem CORRETO EM 2 VERSÕES.

    Porém, devo dizer, que concordo com o seu caso, perante a situação e a lei, a empresa no deveria ter feito isso.

    Eu espero que neste caso a justa que eu creio que seja correta aconteça, que é vitória do seu lado.

    Bessos!

    ResponderExcluir
  5. Eu trabalho nesse meio e sei que o bom advogado é o que sabe usar a lei ao seu favor, porque as leis são cheias de brechas, exatamente para que se possa jogar com elas...

    Certo ou errado? Sempre tem uma parte que está mais certa, mas totalmente certa ou errada, nenhuma parte está... E ganha aquela que tem o melhor advogado.. rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Olá Andrea, tudo bem?
    É o seguinte. Vou passar a fazer sorteios no blog e publicar caricaturas. Porém, as pessoas que participam sempre no blog com comentários e opiniões não vai precisar participar do sorteio.
    E você tem comentado em alguns posts que fiz.
    Se for de seu interesse ter uma caricatura feita por mim, me mande um e-mail em odair.mmoura@hotmail.com e conversamos sobre o assunto.

    Obrigado,
    Abraço

    ResponderExcluir