quarta-feira

Pensar em honestidade.


Mesmo após vinte anos de código de defesa do consumidor, infelizmente não conseguimos ter satisfação na compra de um produto ou na prestação de serviços de pessoas ou empresas que contratamos...


Há uns dez anos, já escuto falar sobre C.R.M (Customer Relationship Management), nome bonito, bom conceito, pratica zero!

Mais uma vez quantificamos os dados, fazemos estatísticas e uau... Não servem para nada!

Penso, que o que falta é algo raro hoje em dia: A HONESTIDADE, não só nas relações comercias, nos contratos pouco transparentes, mas por parte de quem nos atende, seja pessoa física ou jurídica, falta muita honestidade!

Honestidade = s.f. Qualidade do que é honesto, conforme à honra e à probidade: ser de uma honestidade a toda prova.Decoro, decência, probidade.(http://www.dicio.com.br/honestidade/)

Honra e decência, “fio do bigode”, parece coisa muita antiga, mas para que decoro, se é mais valorizado o ser simpático? Levando as coisas assim, com sorrisos ou com frases pré-fabricadas: "Sim senhor...", "Não é possível senhora", "Ficou plenamente satisfeita senhora?". Muito irritante!!!

Grupos de seres pensantes, fingindo serem robôs, sem interação ou critérios de bom senso com seus clientes, apenas respostas vazias e repetitivas.

Ser decente, fazendo o melhor, fornecendo aquilo que foi combinado, não tendo isto nada haver com a modernidade no traçar o perfil do cliente, mas na formação do ser. Ou se é decente ou não, não importa onde esteja e o que faça. Sendo um balconista ou um presidente de uma empresa, a decência cabe em qualquer cargo ou situação, precisamos de seres decentes nas atitudes!

Não sei como isso é gerado dentro de nós, porque apesar de modelos um tanto quanto duvidosos, desde sempre fui uma pessoa que valoriza os decentes, pessoas de honra e atitudes honestas, tenho muita dificuldade em aceitar tarifas abusivas dos bancos, serviços “meia boca” de pedreiros, eletricistas, marceneiros e demais profissionais que tornam possível nossa morada, produtos sem informação, mal embalados, contratos com “entrelinhas” desfavoráveis e propagandas enganosas. Mentiras na venda e na pós venda...

Este ano mal começou e já escrevi dezenas de e-mails, para os mais diversos ramos de atividade pedindo que se cumpra, que refaça o mal feito, que tenham respeito e que sejam honestos, por favor!!!

Não temos lei para falta de honestidade, de decência, mas temos sim, somente leis para as consequências. Sim, porque a empresa ou pessoa estará dentro da lei se lhe atendeu no prazo correto e lhe deu uma resposta, mas foi com honestidade?, Foi com clareza?, Foi verdadeiro?

Não, geralmente não são.

Precisamos às vezes nos esgotar em contatos, suplicar, implorar, nos desgastar, porque a busca pela resposta, não é o que basta!

Buscamos acima de tudo, a verdade e uma postura de valor.

2 comentários:

  1. Muito bom o post. Acredito também que o que falta é decencia.

    O código de defesa do consumidor trouxe a tona junto a ele, o que há de mais podre de algumas pessoas. Incrível como os "Gersons" da vida aparecem em todos os lugares com os pedidos mais incriveis para poder "tirar uma vantagem" acobertado por uma lei.

    A lei é muito boa, o que não quer dizer que estamos preparados para ela. Falta ainda ao povo brasileiro o amadurecimento para essa lei. Mas tem que começar para um dia ela se consolidar.

    Posso falar sem medo de errar nesse assunto pois convivo diariamente com ambos os lados dessa moeda.

    Decencia! Um dia isso pega.

    bjs

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  2. Marcos disse...
    Muito bom o post. Acredito também que o que falta é decencia.

    O código de defesa do consumidor trouxe a tona junto a ele, o que há de mais podre de algumas pessoas. Incrível como os "Gersons" da vida aparecem em todos os lugares com os pedidos mais incriveis para poder "tirar uma vantagem" acobertado por uma lei.

    A lei é muito boa, o que não quer dizer que estamos preparados para ela. Falta ainda ao povo brasileiro o amadurecimento para essa lei. Mas tem que começar para um dia ela se consolidar.

    Posso falar sem medo de errar nesse assunto pois convivo diariamente com ambos os lados dessa moeda.

    Decencia! Um dia isso pega.

    Abçs

    5 de maio de 2010 15:04

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