Você se vê novamente nas mesmas situações, porém redescobre o mundo através do olhar deles... É muito interessante isso!
(Eu e a Pietra)
Lembro-me a primeira vez que levei a Pietra na praia, acho que ela tinha quase dois anos, a euforia e o medo ao mesmo tempo... Ela corria, corria muito, enlouquecida com tanta areia, a liberdade de estar com os pés descalços, sem móveis, obstáculos... Correr livremente sem se preocupar com o cair... Ao se deparar com a onda, ela chorou, mas não saia dali, perplexa com aquela imensidão de água... Eu particularmente não gosto muito de praia, mas ao menos uma vez ao ano, tenho que levá-la, para que eu possa ve-la em estado de estase...
São tantos momentos... Que ficaria por horas escrevendo...
Mas o foco neste post é o aprendizado...
O fato de estar só e querer melhorar, vi que a única possibilidade para que eu pudesse ter uma casa, um lar, independente de casada ou solteira e mesmo não gostando, entendi por volta dos 17, 18 anos que realmente eu precisava estudar!
E falo isso sem a menor sombra de dúvida. Investir em estudos ainda é o melhor caminho. E não digo somente o estudo universitário, mas cursos técnicos ou de reciclagem, de línguas, qualquer investimento que uma pessoa faça para aprender, irá colher frutos, mesmo que seja com as amizades que fizer enquanto estiver estudando!
Então desde sempre, procurei investir na educação da Pietra, procurando boas escolas, lendo livros, escolhendo programas apropriados, vídeos, DVDs, levando-a em teatros, cinemas... Enfim tudo que pudesse fazer para que ela não só pudesse desenvolver o gosto pelo aprendizado técnico, mas desenvolver o relacionamento, criando oportunidades de conhecer pessoas, famílias com educação diferentes, tribos com suas vestimentas, hábitos diferentes, tudo que engloba hoje, nesse mundo de informações e possibilidades.
Tudo isso, por que eu não tive nada disso! E acredito que o desenvolvimento intelectual e a construção de idéias só se dá, se você possibilita experimentar e ver tudo o que puder!
Acredito que o fato de não ter ou não poder financeiramente falando, não justifica você deixar que seu filho não participe daquilo que tem hoje em conhecimento, cultura e relacionamentos... Tem muitas opções gratuitas, inserindo a criança a descobrir o mundo, sob diversos olhares!
Essa semana mesmo, uma feira de livros aqui em Campinas, apesar de não ter sido "a feira", no que se refere estrutura, etc., fomos durante três dias, revezando com o Carlos, os horários para que ela pudesse participar das oficinas, fuçar na maior quantidade de livros possíveis, conversar com outras crianças e escritores, assistir aos curtas de desenho e teatro, pular na cama elástica e comer muito algodão doce!
E tudo de graça!
Ano passado, abrimos mão da compra de um carro para que ela pudesse ficar integralmente em uma boa escola particular, não só estudando, mas praticando esporte, tendo lazer apropriado, trocando, se socializando. E não me arrependo por isso, pelo contrário, mesmo hoje, por eu não estar trabalhando, ela tendo que agora freqüentar uma escola pública, leva-a em bibliotecas, oficinas de aprendizado, em museus, lugares históricos, ela faz esporte e sempre estou integrando-a de diversas formas...
Isso tudo é aprendizado!
Mas é necessário acreditar, que é por esse caminho que devemos seguir...
Em março agora ela completou seis anos e está ávida por aprender a ler e escrever... Pergunta tudo, anda na ruas tentando decifrar as placas, os rótulos, tudo e toda a informação, mesmo que venha de um folder imobiliário, ela quer saber o que é ! Fico orgulhosa com seu interesse, sua curiosidade e percebo que por mais que jamais fui uma mãe interessada que ela aprendesse a ler e escrever rápido e sim sempre incentivei o relacionamento e a troca antes de tudo, vejo que o fato de ter deixado a preguiça de lado e a levado em todos esses lugares hoje começa a dar frutos...
Hoje além de sua ótima expressão oral, ela inventa livros, faz muitas cartinhas, cartões, desenhos com histórias, declarações de amor...
São as idéias e palavras explodindo em seus pensamentos...
Sábado ela fez esse, porque além da livre expressão, incentivamos também a sinceridade, mesmo que ela doa a quem doer... Rsrsrs
Andrea..
ResponderExcluirOlha, eu me vi em várias situações pelo meu filho. Alias, eu sou pai do João, ele tem 10 anos e também está na fase de querer aprender tudo, o instinto curioso. E eu me desdobro sim, para o melhor pra ele, edudação, lazer, esporte. Porque eu acredito que ele precise de oportunidades lapidas, que eu não tive..rs Eu já abri mão e abro até hoje de MIL coisas pra mim, quando o quesito é João, nem hesito, é pra ele.
Muito bonito seu post.
Depois da paternidade, eu aprendi a ver a vida com outros olhos, é entender a vida, descobertas e preocupações de pai/mãe (no meu caso avó) que até então, eu achava 'pegação' no pé.
É uma segunda chance de se viver a vida, recordar aromas, sabores e principalmente se doar para o melhor.
Parabens.
Esse post, garanto, me deixou comovido..rs
beijão.
E beijo nas meninas.
E primeiro lugar suas filhas tem nomes lindos: Pietra e Brisa...
ResponderExcluirTer crinaças por perto, sendo elas filhos (que entendo bem qdo dizem tudo isso sobre ser pai e mãe), sobrinhos ou mesmo filho de amigos, é uma dadiva.
Sempre gostei de criança, e de tentar enxergar o mundo pela ótica deles...por isso converso com crianças, gosto dos erros de portugues, das histórias mirabolantes que contam.
Bonito seu post...linda sua filha...
beijão.
Olá, Andrea!
ResponderExcluirAh, mas que delícia ver a foto da sua pequena aqui. Também não lhe conhecia, adorei ver o rosto da blogueira.
Sabe, é muito importante esse incentivos que vc dá aos estudos dela. Gostei principalmente da foto dela lendo...Tanto pais podiam olhar mais pra isso.
Lindas palavras! Um exemplo de mãe realmente responsável não só por cafunés. rsrs
Beijones,
Fê
Obrigada querida pela visita, já estou lhe seguindo, beijo
ResponderExcluirAh, Andrea que post lindo. :-)
ResponderExcluir"Mas o foco neste post é o aprendizado..."
ResponderExcluirRÁ!
Um Rá bem grande daquela que ficou horas olhando as fotos fofas de esqueceu realmente o foco do post.
Tive que ler duas vezes porque vc colocou foto antes e depois..e eu me perdi suspirando.
Lindaaasss
Vc também!
Também fiz um livrinho quando era pequena, uma réplica toda torta de Lúcia Já Vou Indo de Helosísa Penteado. Minha mãe tem até hoje!
Vc está mesmo educando uma construtora de idéias!
Aproveite cada momento, lindona e agarre e aperte essas coisa fofas!
Ai, ai,
tão bom ver uma mãe preocupada com a educação..(coisa rara, tá? Só para te dizer)
Beijos
A Pietra é uma graça, ela realmente interage e deve surpreender a cada dia com sua mente trabalhando a 200km por hora....
ResponderExcluirOtima sua iniciativa de manter ela incluida dentro de atividades culturais e acho isso tão importante para o desenvolvimento da criança e de como ela vai ser como ser humano.
E lembrando que ter um pai participativo dessa maneira é muito importante.
Parabéns para vc e um beijo grande para suas filhas...
Querida, naõ sou dessas coisas de blog, mas vcs são um encanto
ResponderExcluirGde beijo
Carla, Seba e Rico
******************************
ResponderExcluirBoa noite!!!
Andrea, a Pietra é um doce e os teus olhos, amiga, são lindos demais, sabia?
Vim deixar-te uma beijoca
e um abraço com saudades!
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas, um só coração!
******************************
SIMPLES
Quando tudo na vida
perde um pouco o encanto,
quando os problemas se avolumam
dando vazão ao desânimo,
faça silêncio íntimo e deixe falar
a voz profunda, nosso Deus interno.
Para toda adversidade
sempre haverá uma solução...
Todas as respostas estão dentro de nós
à espera de que as procuremos,
porque tudo nos foi dado pelo Criador
para que vivamos com simplicidade e fé,
alicerçados no bem e no otimismo
que a tudo contagia...
Não precisamos complicar a vida
para vivermos com dignidade e sabiamente...
Pois a vida é demasiadamente simples
para aqueles que carregam o brilho do amor no olhar!
Denise Flor©
******************************************************
Meus blogs te esperam cheios de novidades!
Querida Andreaaaaaa! ainda não é o comentario do post! vou voltar e atualizar todos...adoro vir aqui e que fique claro viu? hahahaha
ResponderExcluirYo numa correria louca essas semana e a proxima tenho show sabado, mas no domingo vou tentar atualizar a leitura dos meus preferidos e vortooooooooo! beijo
Com todo respeito que mulher linda é a senhora hein? sortudo seu amado!
Sua filhota é linda demais!! parabéns!!
ResponderExcluirbeijão lindona!!
sermulhereomaximo.blogspot.com