sexta-feira

O processo da tristeza.

Não sei ao certo como os processos de sentimentos acontecem em nossa cabeça e em nosso coração. Antes eu acreditava que bastava sentir e pronto! Também não sei se está relacionado à idade ou não, mas percebo hoje, todos os processos de sentimentos se desenrolando e sendo questionados dentro de mim.
Não estão apenas sendo sentidos e sim mexendo comigo, me desestabilizando, destemperando, des-tudo e des-nada....
E infelizmente não consigo nem explicá-los e nem conte-los... Como se fossem sentimentos inéditos ou desconhecidos, mas não são!


Uma vez em uma palestra, seu autor, disse que "a tristeza é algo que deve ser sentida e vivida tal como os momentos de alegria ou felicidade". Disse também, que devemos ensinar aos nossos filhos, o processo da dor, da perda e ensiná-los a viver o sofrimento tanto quanto qualquer outro sentimento...

Alguém lhe ensinou a viver o processo da tristeza?

Eu acho que eu nunca aprendi a vivenciar o sofrimento ou nunca soube exatamente como isso começa e onde acaba, porque eu fico tentando achar respostas e explicações lógicas para as minhas perguntas negativas, carentes (?) e tristes (acho que é isso), porque na verdade eu não estou conseguindo definir nada.

Eu estou me sentindo triste há um tempo e o estranho que não esta passando não...

Isso me preocupa porque tenho duas filhas maravilhosas, um marido que me ama e acima de tudo tenho Deus no meu coração... Vejo quando há muito e quando há pouco ou nada... Eu ainda vejo o muito, o problema está sendo me bastar (será que sou um ser egoísta e insensível?)

Mas, tenho acordado e dormido triste quase todos os dias nos últimos meses...

Não sei dizer como esse processo começou, mas sei que quando eu passava por situações parecidas em minha vida eu tinha algumas "soluções" práticas: Eu olhava a vida do outro, ou via um filme de fatos verídicos ou lia alguma biografia ou notícia que alguém que tenha sofrido absurdos e aí olhava a minha vida e dizia para eu mesma: É isso ai! Vamos em frente!

Pensava em coisas que estariam me fazendo falta e ia em busca, com unhas e dentes e a coisa ia melhorando gradativamente e quando via... Estava em estado de graça novamente...

O fato é que desta vez não está dando certo! (Várias coisas não estão dando certo)

Eu não gosto muito desta história de terapia, pois uma vez tentei com o Carlos (terapia de casal) e achei que saia mais estressada do que entrava! Remédios eu já tomo um monte (não para isso, claro), enfim... Não quero ficar bem a base de remédios, porque assim acho que vou me sentir pior, tipo agora além de tudo, preciso de pílulas para sorrir (desculpe, mas acho isso terrível).

Eu só gostaria de saber se vai demorar a passar ou se vai piorar ou o que vem depois, porque realmente não sei lidar com isso!

Sou uma pessoa otimista, vitoriosa, orgulhosa, determinada, capaz, batalhadora, etc. etc. Eu acho isso tudo da minha pessoa e um pouco mais, não to me achando inferior, coitada, esnobada, nada disso...

Mas estou triste! E eu não estou gostando disso... Estou preocupada!

Estou sem vontade de ver as pessoas. Aliás, estou com pouquíssima paciência para todos e todas!

(Ando com vontade de esganar pessoas pedantes, arrogantes, egoístas, "felizes demais porque passaram em cima da cabeça do outro sem dó nem piedade", pessoas com o lay out da perfeição e do alto astral, os fhoderosos, os bam bam bam,  que se acham, falsas, etc.- vou passar o traço porque eu detesto ter que falar isso!)

Estou sem vontade de fazer nada (a não ser comer e dormir muito).

E aí que estou preocupada com as pessoas que amo, achar que não as amo! Porém eu não tenho vontade de falar sobre isso e nem sobre nada com elas e nem com ninguém específico...

Mesmo porque, será que devo dizer a minha filha que estou triste, porém sem um motivo específico? Ou dizer ao meu marido que o fato de estar tão distante não é nada relacionado ao nosso relacionamento, mas a minha pessoa??
Eu não sei conversar essas coisas difíceis... Não gosto de assuntos muito complicados e nem envolvendo sentimentos (eu  fujo, fujo, fujo mil vezes se for preciso até abro um sorriso para mudar o assunto...)

Sábado e domingo vou fazer outro curso (já fiz até de monotipia) à tarde, preciso fazer algo individual para avaliar meu eu fora da família, já que não posso viajar nem para o distrito mais próximo...

Fico torcendo para ninguém me convidar para nada e nem querer vir na minha casa, porque daí eu tenho que fingir! Eu detesto fingimento, mentiras e máscaras...

Ninguém gosta de gente triste, de tristeza e de assunto triste... Nem eu...

Eu definitivamente não aprendi nada sobre a tristeza!

Então é isso, melhor pensar em outras coisas, vamos ouvir o Cazuza, ando pensando demais nas musicas dele...

"Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
Devagarzinho, flor em flor
“Entre os meus inimigos, beija-flor...”

26 comentários:

  1. Eu vou te contar um pedacinho da minha história, talvez te ajude...

    Em 1995, eu comecei a me sentir muito triste, uma tristeza profunda que doia mesmo. Nada me animava, a paciência era zero com tudo. Levantar da cama era suplício, às vezes eu tinha muito sono, e em outras noites eu sofria com a insônia... A vida tinha perdido o sentido e eu não sabia localizar onde estava o problema exatamente... Eu percebi que aquela tristeza sempre esteve presente na minha vida, em uns momentos mais intensa e noutros menos... Mas nessa época ele chegou ao ápice... De eu ficar sentada numa cadeira de balanço chorando direto sem parar...

    Fui a vários médicos e acabei num psiquiatra. Isso porque eu resisti muito, porque eu morria de medo de tomar psicotrópicos, até porque eu já fui viciada em drogas e tinha medo de que aquilo tudo pudesse voltar com os remédios controlados...

    Bem o psiquiatra me passou um antidepressivo e eu comecei a tomar, no início parecia não fazer efeito, mas depois de duas semanas, a vida tinha voltado a fazer sentido. Eu tinha disposição pra tudo. Foi o que me salvou daquilo...

    No entanto o tratamento pra depressão dura de 8 meses a 1 ano, depois o médico retira a medicação... E toda vez que ele retirava em fazia um quadro depressivo novamente... E voltava pra medicação... Até que quatro anos depois ela foi embora de vez...

    No meu caso ela foi bem resistente, mas muita gente fica bem com 1 ano de tratamento...

    Existe um extremo preconceito na sociedade contra psiquiatras, antidepressivos e tranquilizantes... Mas eles estão aí pra nos ajudar... O médico estudou pra isso, ele sabe o que está fazendo, desde que você procure um bom médico. Se você fosse do RJ eu teria o meu pra te indicar...

    Confie em mim, depressão doença mesmo (não tristeza normal que as pessoas confundem com depressão) pode ser tratada e melhora muito sua qualidade de vida!

    Pense nisso!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog!

    Estou seguindo vc, siga-me tbm

    http://doqueelasmaisgostam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adooooooooooooooro Cazuza... e essa música é linda!

    Sobre a tristeza, acho que a gente deve vivê-la até o instante dela acabar e ir embora.
    Entendo você. Tenho fases assim, mas, percebi que sempre sei o que me leva a tristeza, e geralmente é o medo de mudar as situações que mais me ferem. Já fiz terapia, me ajudou muito, porém, os amigos e as conversas foram minhas maiores terapias.
    A gente pensa que quando está mal é péssima companhia, porque ninguém gosta de estar com gente triste, mas, aí é que a gente se engana, porque nossos amigos não nos querem assim, eles querem nos ajudar a encontrar de novo o caminho.
    Bem, não sei o que deixa triste, mas, estou aqui, se quiser conversar ou qualquer outra coisa que te motive a sair dessa fase, sou toda ouvidos.

    bjs, sorte e força!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor linda!
    TEnho muito, mas muitão pra te dizer sobre isso. Novamente não como comentário, mas como conversa de amigos.
    Confesso aqui pra você e para os meus amigos que na maioria dos dias sou meio tristonha, Dea. Não sei se isso é ser deprimida ou depressiva, mas o fato é que acordo todos os dias, com uma vida linda igual a sua, com marido tudo de bom e vivo cheia de questionamentos. É uma luta constante pra peteca nao cair de vez.
    Aqui, devo dize q já fiz uns tratamentos alternativos pra isso (reike por ex.)e descobri que a tristeza pode ser herança genética. Filhos de pais tristes (depressivos, aquelas pessoas amargas, frustradas que não se realizaram ou não correram atras pra se realizar), tem tendência a serem, no geral, mais tristes. Não é regra, mas um pontinho negativo à mais, digamos assim.
    Por isso que é importtne connhecermos nossa árvore genealógica, ajuda a entender muita coisa, detectar e tratar.
    Minha mãe é uma pessoa meio assim. TRiste, portanto imagino q tenho q mecuidar, me esforçar pela sofia e Theo pra poder sorrir, como vc viu na minha foto do último post, curtir, me permitir, pq somos filhos da luz, merecemos e devemos ser felizes.
    Adoro muito vc e logo, logo acho q vamos nos ver, eu vc e a Deia do Rumo!

    Abraço enorme e bjs!

    ResponderExcluir
  5. Querida Andrea, não se sinta sozinha nessa maré de tristeza. Garanto a vc que muito mais pessoas do que vc pode imaginar sentem o mesmo todos os dias. Também tenho uma vida onde nada me falta, e as vezes penso também que é até um grande pecado reclamar das coisas e se dizer infeliz em certos aspectos, mas no momento tenho muitos e muitos dias de tristeza contida, aquela coisa dentro de vc, que as vezes sequer transparece e todos acham que tudo está bem e perfeito. Mas não está. Só nós sabemos o que se passa dentro do coração da gente. Como comentou a colega acima, não sei se isso faz de mim uma pessoa deprimida, depressiva ou apenas melancólica por natureza, o fato é que também sinto muito dessa aversão às pessoas que vc disse sentir ultimamente, o que é mais triste ainda, pq nos afasta do convívio social. Infelizmente, acho que temos que suportar isso, na esperança de que um belo dia a gente acorde e a tristeza tenha pego suas malinhas e ido embora. ;)

    um grande beijo!
    p.s. que bom que gostou do filme, é bem triste mas uma lição de amizade! =]

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga, nem sei por onde começar e talvez te passe um email!
    Como não nos conhecemos profundamente fica difícil falar algo, mas se você vem sentindo isso já há algum tempo, acho importante que você vá ver sim e isso significa médico, terapia, terapia alternativa.
    Ninguém é sorridente e alegre o tempo todo, ainda que tenha uma vida mais tranquila, sem problemas maiores, é normal, mas o sentimento que você descreve de preferir o isolamenteo e de ver o seu distanciamento das pessoas que ama, se não é algo que acontece vez ou outra é preciso estar alerta.
    Muitas vezes nos doamos tantos para os outros: marido, filhos e esquecemos um pouco de nós mesmos. É preciso de um tempo para sermos nós e não apenas esposa e mãe. Isso pode ajudar um pouco.
    Talvez eu possa conversar sobre isso com você, em função de dois momentos da minha vida que não foram fáceis e que me fizeram me sentir assim como você! Te passo um email.
    Um beijinho e vamô que vamô

    ResponderExcluir
  7. Oi Dea!! Acho que o que descobrimos quando nos permitimos expor nossos sentimentos é que não somos as únicas a sentirem isso. A vida em harmonia em casa, o amor do nosso cônjuge e filhos, nada disso está sendo questionado. O julgamento é interno mesmo. Bem como a total e irrestrita falta de explicação para nos sentirmos assim...
    Passamos por esses períodos sim, e eles são desestabilizadores, garanto à você! Vontade de ficar em casa, não ver ninguém, não precisar colocar o "sorriso de armário" (sabe qual é? Aquele que a gente precisa guardar para colocar por cima quando é impossível demostrarmos o que sentimos de verdade?) e curtirmos a tristeza. Fossa? Sei lá, talvez, é um termo, não é?
    Ir para longe, ou para perto, não tira de dentro de nós a tristeza, também aprendi isso.
    Amiga, sabe a única coisa que consigo pensar em lhe dizer para que você possa se sentir melhor? É que, tendo a consciência de que o problema não existe do lado de fora, nossa batalha é para que esse estado de espírito não abale o que está verdadeiramente bom em nossas vidas. Você está pensando "tá bom, Deia, tão fácil assim!".
    Um segredo entre nós duas? Eu SEI que não é fácil, pois saí (será? acho que ainda estou saindo - rsrsrs) desse estágio agora. Mas, poupar o que tenho de bom (depois de tê-lo estragado um pouco, confesso, mas graças a Deus foi recuperável com todo o amor que vive em minha casa) foi justamente a escada que me fez sair do buraco.
    Ai, que testamento!!! Bom,é isso, amiga querida! Conte conosco, do jeito que quiser e escolher! Beijos mil, Deia.

    ResponderExcluir
  8. Andrea,

    Apesar da dificuldade em compreendê-la (afinal, somos felizes, temos filhos lindos e saudáveis, teto pra morar e comida pra comer...), acho que já no título, seu post disse tudo: Tristeza é um processo. Sendo assim, como todos os demais, ele deve ter começo, meio e fim.
    Achoq eu o importante, nisso tudo, é tentar identificar em qeu parte desse processo nós estamos, porque, as vezes, alguns detalhes nos ajudam a sair mais rápido da parte que machuca mais.
    Lí, recentemente, um livro chaamdo Picos e Vales, onde o autor sugere que os vales (que eu identifiquei como `fases difíceis`) são, na verdade, o início da subida para o pico.
    Em resumo, a tristeza, as vezes, é um "mal oportuno" para que, em breve, possamos reconhecer onde estava a alegria.

    Acredite, tudo passa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Andreia, não andes triste minha amiga ,há dias a sim ,tudo o que fazemos ou tentamos fazer, nos parece que nada dá certo e só nos apetece estarmos sozinhas sem ver ninguem ,já passei por uma fase igual, provavelmente vais precisar de ajuda de alguém, e quanto importantes são nestas alturas os amigos que saibam ouvir e apoiar, conta comigo se precisares de conversar ou desabafar tens aqui um ombro amigo disposta a te ajudar dentro das possibilidades.

    o meu e-mail é: saozita.magalhães33@gmail.com

    Beijinhos deste lado do Atlântico.
    Fica bem.

    ResponderExcluir
  10. Oi, lindona!

    Eu fui criada com muito, muito diálogo e explicações, além de incentivo constante ao questionamento e às descobertas. Posso dizer que meus pais me ensinaram sobre tristezas, perdas e dores, sim. Eles me prepararam.

    Isso não quer dizer que eu sofra menos, mas não me sinto desamparada quando esses momentos chegam.

    * Gosto tanto daqui, sabia? Te leio, comento e parece que estamos batendo papo no sofá da sala.

    ^^

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  11. Oi, Andrea.
    Eu sei bem o que é "tristeza sem motivo", e talvez essa seja pior do que a que tem motivo, pq sabemos o que fazer algo para mudar isso.
    O que posso te dizer, nao sendo conselho, pq nao me vejo nesse papel para isso, mas apenas conversando sobre esse assunto, que tb passo, o que posso te dizer é o que faço para amenizar e até sanar um pouco esse momento, quando acontece.
    Eu leio sobre a mente. E os livros que já li, acabaram por me ajudar, a ser mais dona dela que ela de mim. E dessa forma, não deixa-la dramatizar tanto a vida, pq os pensamentos (registros de tudo o que ja vivemos e o momento presente, arquivados) faz isso, ele sempre procura um problema ou fica remoendo algo.
    Os livros são: 'O poder do Agora", "Vc pode curar a sua vida", "Faça o seu coração Vibrar", "Vc é líder de si mesmo", "Como dominar as suas emoções e torná-las positivas".
    Bom esse são alguns, pq eu leio de tudo diariamente. E ler realmente nutre a nossa mente e só faz bem. Mas tem muitos outros títulos de livros que só querem nos motivar.
    Espero que fique bem, e se ja posso te chamar de amiga.
    Amiga felicidades!
    *Ah Pietra ja recebeu o chaveiro? A Marcinha ta aflita querendo saber se o correio já entregou. rs
    Bjs! Lu

    ResponderExcluir
  12. Oi amiga... dessa vez tem um selinho de verdade pra você lá no blog. rs

    BeijoZZz

    ResponderExcluir
  13. Andrea não te passei o email ainda, pois estou no trablho e aqui não tenho como acessar o email pessoal e pegar o seu email, mas quando chegar em casa e der uma acalmada te escrevo. Na verdade não é um email auto-ajuda - rs, mas talvez dividindo algumas coisas com você pelas quais passei e os sentimentos que me acompanharam, seja um pouco mais fácil você perceber o que está acontecendo.
    Um grande beijo e fique bem!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Andrea!

    Mas que confissão corajosa a sua! Acho que muitas mulheres sentem-se assim às vezes, talvez poucas tenham um blog, e talvez menos ainda (das que o tem) confessam algo assim. Bom, posso te recomendar a leitura de um livro de contos da Clarice Lispector, chamado "Laços de Família", que contém algumas confissões autobiográficas da autora, que só nós mulheres entenderiamos. Talvez isso lhe conforte dizendo a vc que todas as mulheres passam por essa fase.

    Agora, como sou adepta à filosofia de Kardec, talvez eu tenha uma explicação mais espiritual pra isso e vou orar por vc. Procure energias favoráveis e não se entregue a um sentimento sem, aparentemente, raízes. Até concordo com o palestrante sobre "aproveitar a triteza", em alguns casos, quando a culpa é nossa pelo que passamos, o sofrimento deve ser aproveitado para um aprendizado. Mas, vejo seu caso um pouquinho diferente dele...Afinal vc tem bastante vitórias na vida para se sentir assim! Não ceda!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Eu também não estou em uma fase boa...por isso fica difícil dizer palavras de incentivo.
    Mas para quem tem uma família maravilhosa e Deus no coração, tenho certeza de que em breve voce estará melhor!
    Saudades daqui e de você!
    Um beijo com o meu carinho

    ResponderExcluir
  16. Olá, Andréa,
    Sabes, em 2007 minha mãe foi parar num psiquiatra, deu uma choradeira, sem mais nem menos. O que era? Depressão. Amiga, depressão é doença física, tratável e curável. Minha mãe fez tratamento durante um ano sem parar. Ela é muito disciplinada e tomou direitinho os remédios, (caríssimos, por sinal). Mas, agora está ótima, remoçou. Pelo que você relatou aqui, isso não é um estatdo de tristeza passageira. Não mesmo. Não tenha preconceitos, procure uma solução. A vida é muito curta pra gente ficar sofrendo. Bjsssss

    ResponderExcluir
  17. Oi Andrea, eu também tenho fases terríveis assim, mas acho que o melhor é você procurar um analista, não exatamente uma terapia de casal. No começo, a gente sempre acha que pode conseguir sair dessa, mas a tristeza sempre volta. E sobre contar para sua filha: olha, eu acho que você deveria contar, sim, com cuidado, mas contar, porque faz parte da vida. A minha geração mesmo é totalmente vulnerável à dor, não sabe lidar com fracassos, etc, acho que você estaria fazendo um bem danado pra ela já mostrando que o mundo não é perfeito, que a mamãe tem momentos felizes, mas também momentos em que quer ficar mais quietinha, na dela. Fico na torcida por você e pelo retorno do sorriso. Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Andrea!!

    às vezes também me pego pensando em coisas desse tipo, mas tento me livrar dos "porquês" - o que é muito difícil. Tentar encontrar a causa, não é fácil, acho que o melhor é tentar apagar o incêndio, voltar a si, pois depois fica mais fácil de ver o todo, de entender. Ficar triste é um dos piores estados, ficamos vulneráveis e fracos para continuar e isso pode ir longe e ser muito perigoso.

    Tentar olhar para si e tentar levantar-se, incrédulo e às duras custas, pode ajudar a reverter, pois, essa reversão, é difícil apenas de começar, depois deslancha sozinha...

    beijos...e sorria!

    ResponderExcluir
  19. Minha querida amiga espero que estejas mais alegrinha,depois diz como estas minha doce amiga.
    Beijinho com muito carinho

    ResponderExcluir
  20. Andrea..pelo visto meu postal vai chegar nas minhas próximas férias, né?
    Li sobre a sua tristeza e concordei com os comentários da Dama e da outra menina que diz que tristeza tem carga genética. Disso eu tenho certeza. Família depressiva, filhos depressivos e a depressão é doença, devendo ser tratada como tal. Tudo que a Dama escreveu foi muito correto acerca do tratamento e tenho ceretza que talvez vc esteja com um certo preconceito (o que é super normal) com relação aos sintomas. Já parou para pensar que vivemos em um país de pessoas alegres? E que se vc for algo diferente disso sera diferente da sociedade? Nos cobram alegria, bom humor e oa-oba o tempo todo. Somos aobrigados a sorrir quando na verdade queremos chorar. Somos obrigados e conversarmos em fila, em festas quando na verdade queremos ler um livro no quarto ou simplesmente não fazermos nada. Aqui no Brasil a depressão não é levada a sério e é tratada como falta de alegria na vida. E não é. As vezes vc é feliz e agradecido a Deus por tudo e é triste..e isso é explicado atraves da psiquiatria. Procure uma orientação e vc se sentirá melhor.
    Mesmo triste seu post fica ótimo de ler. É como se estivéssemos ouvindo vc falar.
    Beijos carinhosos e uma fungada nas meninas!

    ResponderExcluir
  21. Oi Dea! Vim deixar um beijo e o desejo que essa seman seja melhor do que a que passou! Um grande beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  22. Amiga querida!
    Estamos passando por um processo bem parecido. Quando tiveres um tempinho, leia meus textos no blog MUNDO DE VALENTINA ROSIN. Temos muito em comum, amiiiiga!
    Bjkas, muitas!

    ResponderExcluir
  23. Gente,
    Agradeço a cada pessoa que veio aqui ou me mandou e-mail, contando um pouco sobre si, colocando-se a disposição, dando conselhos, enfim, SE IMPORTANTO COM ESTE SER HUMANO AQUI.

    Agradeço mil vezes, fui em cada blog e agradeci e agradeço mais porque hoje isso é caso de "extinção". Acredito até que o número de casos de depressão, suícidios e até crimes se dão, principalmente pela falta que um ser faz ao outro. As pessoas fazem falta demais umas às outra, falta como amigos, irmãos, tios, tias, marido, esposa, filhos, netos, avós, avôs, e até mesmo cunhados e sogras.

    TODOS FAZEM FALTA NA VIDA DA GENTE!

    Agradeço que as pessoas tenham tido a COMPAIXÃO de parar e olhar o outro com esse olhar de carinho.

    Agradeço os laços que tenho feito através deste blog.

    Agradeço a orações e a sinceridade do querer bem de cada qual que ainda que não me conhece pessoalmente pensou em mim.

    Não fui ainda a um médico, talvez eu tenha mesmo preconceito de assumir que não estou dando conta do recado, mas VOU! Vou se não for por mim, pelas meninas que precisam absurdamente de uma mãe lúcida.
    Ontem assisti um filme "Mãos Talentosas - A História de Benjamin Carson" - verídica e linda. História de um negro que tinha tudo para ser "menos um" e tornou-se um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo. Graças ao seu esforço? Sim, mas esforço esse convocado e exigido por sua mãe(sozinha)TODOS OS DIAS! As mães sabem o papel importante que tem na vida dos seus, como sabem!

    A troca de informação e de possibilidades através de situações que as pessoas vivem ou vivenciaram próximas ou distantes nos fazem melhores, com certeza!

    Obrigada pela confiança e por me trazerem próxima da vida de cada um que passou por aqui...

    Obrigada Deus por eu estar aqui digitando essas palavras e mandando um abraço apertado para cada um e pedindo que o Sr Abençoe as pessoas, porque o mundo PRECISA DE PESSOAS MELHORES!!!!

    Abraços e continuem com Ele!

    ResponderExcluir
  24. querida Andrea, saiba que sempre estarei à disposição para ouvi-la e trocar experiências de vida. Adoro seu blog!

    Assista Ilha do medo sim, vc vai adorar...é um super suspense, eu tb gosto demais desse gênero. Mãos Talentosas eu não conheço, mas vou procurar para assistir ;)

    um grande beijo e uma ótima semana!
    essa é a última semana das minhas férias, então a partir da próxima os posts vão diminuir, rs..mas no fim de semana sempre vou dar uma atualizada!

    fique com Deus! =]

    ResponderExcluir
  25. Tô igual...
    Por isso sumi.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. e NGM NOS ENSINA NE?!
    A SER TÃO AUTO-DESTRUTIVA, OU CRIATIVA!
    (;

    ResponderExcluir