Os Ipês me fizeram uma de suas apaixonadas por volta dos oito, nove anos de idade...
Eu morava nesta época em Atibaia e havíamos mudado do centro para um bairro mais afastado, tipo uma chácara em uma rua de terra, zona rural da cidade.
Como mudamos nas férias, foi maravilhoso, pois antes eu morava literalmente no "centro do centro", as ruas eram de paralelepípedo, poucos amigos na vizinhança e perigosas possibilidades para brincar... Como eu tenho dois irmãos, minhas brincadeiras nunca foram de bonecas e casinha e sim bicicletas, patins, bola... Vivíamos em meio às construções e terrenos baldios, nos afastavámos muito para que pudéssemos brincar livres dos carros.
Mas agora estávamos nas proximidades dos lugares onde mais gostávamos de ir. Lembro-me de pegar a bicicleta e irmos, pedalando... Rumo à infinidade de insetos, mexer com os morcegos que dormiam nas cercas, invadir chácaras, sítios desocupados para explorar, tomar água das bicas, enfiar o pé no barro para ver ele passar entre os dedos, nadar nas piscinas abandonadas e sujas, andar de bicicleta e entrar no mato, bicicleta e mato...
Quando retornamos das férias, continuamos na mesma escola do centro da praça. Chegamos cedo, eufóricos e conforme atravessei o pátio, fiquei deslumbrada...
Ele estava ali, bem no meio, no centro daquele chão de cimento... Aquele enorme Ipê amarelo. Sempre lá esteve a árvore, mas não o Ipê. Nunca tinha visto nada igual! Fiquei parada embaixo dela por alguns minutos e rodei toda sua enorme circunferência. Era a árvore mais linda que eu já havia visto! Nada de folhas ou galhos desenfeitados, eram flores, flores e mais fores. Todas em cachos, parecendo uma árvore de buquês!
Foi paixão á primeira vista e por estar bem no meio do pátio, de qualquer classe era possível vê-la a qualquer momento...
Ele estava ali, bem no meio, no centro daquele chão de cimento... Aquele enorme Ipê amarelo. Sempre lá esteve a árvore, mas não o Ipê. Nunca tinha visto nada igual! Fiquei parada embaixo dela por alguns minutos e rodei toda sua enorme circunferência. Era a árvore mais linda que eu já havia visto! Nada de folhas ou galhos desenfeitados, eram flores, flores e mais fores. Todas em cachos, parecendo uma árvore de buquês!
Foi paixão á primeira vista e por estar bem no meio do pátio, de qualquer classe era possível vê-la a qualquer momento...
(Foto: Adson Eduardo)
Lógico que a Dona Adelaide minha professora, fez o primeiro pedido de redação: Meu ipê amarelo.
Passaram-se mais de dezoito anos para que eu pudesse novamente estabelecer um novo olhar para estas arvores...
Por conta de um amor, as mensagens relatavam uma São Paulo de flores de outono e do inverno, que coloriam o céu e as calçadas...O colorido eram dos ipês rosas, roxos e também os amarelos...
Por conta de um amor, as mensagens relatavam uma São Paulo de flores de outono e do inverno, que coloriam o céu e as calçadas...O colorido eram dos ipês rosas, roxos e também os amarelos...
E onde eu passava, de carro ou a pé, ficava em busca deles, tentando identificar às palavras e os sentimentos que foram estabelecidos a partir do olhar do outro, como um elo, uma referencia ou até um símbolo de algo que esta passando na alma, como se olhar sua beleza e entender sua majestade dependesse do que estávamos vivendo...
Depois esse amor se foi, mas não levou o que sinto quando vejo um Ipê.
Aqui em Campinas, como já mencionei uma vez, temos muitos Ipês... Na maioria, rosas e amarelos, os brancos eu tive a honra de conhecer esta semana.
Fui vê-lo bem de perto e ficar assim, anestesiada, com tanta beleza e tanta vida que se desenvolve em torno da chamada "planta do mel".
Fui vê-lo bem de perto e ficar assim, anestesiada, com tanta beleza e tanta vida que se desenvolve em torno da chamada "planta do mel".
"Botânicos e especialistas explicam que entres as espécies de ipê, o branco é o que tem a vida mais curta, mas também o que em mais floradas durante o ano. Ele perde do amarelo, do rosa e do roxo no tempo de duração de suas flores, mas é o único a florecer até três vezes, entre agosto e outubro. A florada do ipê-branco ocorre pela falta de água, pois a árvore passa por uma situação de estresse e, com isso reage com flores. É uma forma de se reproduzir e dar continuidade à espécie." (Fonte: Jornal Correio Popular - Gilson Rei - Campinas - 24.07.2010)
Como vê-los é só uma questão de dias, fui em busca dos mais belos exemplares de Campinas:
Estavam na Fazenda Santa Elisa (Instituto Agronômico)
Corri para conferir e registrar.
"... Penso quantas dificuldades estas árvores enfrentam para sobreviver num meio tão hostil. Enquanto algumas precisam desviar de prédios para continuarem crescendo outras arrebentam asfalto e calçadas para darem lugar às suas raízes, isto quando não são simplesmente arrancadas para não atrapalharem o crescimento inevitável da metrópole.
Mesmo assim elas esbanjam beleza e quebram o cinza do ambiente que tanto lhes agride, como que presenteando São Paulo em agradecimento pelo espaço escasso que ainda lhes sobrou. Impossível passar pelos Ipês e não notá-los. Lembrei-me que os Jacarandás Mimosos florescerão em seguida. Que sejam resiliêntes como os Ipês para que tenhamos o prazer e a honra de admirá-los.
Os Ipês que florescem em São Paulo enfeitando as ruas despertaram em mim hoje a sensação de que qualquer dificuldade pode ser vencida desde que haja um objetivo real e tenho para mim que se o objetivo for tão nobre e justo quanto florir uma manhã cinza.." (Denise Lellis)
Oi Dea! Engracado, mas o seu texto me remete ao que senti quando me mudei para Sao Paulo. Lembro de estar no carro do meu tio, que aqui viveu tambem, olhar o caos das ruas, pensar que jamais aprenderia a dirigir por elas e, para minha total supresa, cruzar com o meu primeiro ipe - rosa. Pensei na magia de uma cidade que e tao concretada e, de repente, flores, muitas delas, presenteavam-me com um gigantesco buque de boas vindas. Sabe, amiga, acho que foi assim que Sao Paulo ganhou meu coracao! Hoje, tenho um lindo ipe que vejo florescer da minha janela... Beijos, Deia
ResponderExcluirAh! Nao posso deixar de comentar: as modelos sao lindas, o cenario de cair o queixo e a fotografa profissional! Que sequencia para colocar nos porta retratos, amiga! Beijos! Deia
ResponderExcluirAi Dea, que post lindo. Pra variar chorei. REspirei fuuuundo e tentei viajar até eles. Eu amo flores, fico tentando entender sua beleza, como se fosse possível...
ResponderExcluirE essas duas flores especiais aí no meio?
Pietra e Brisa rsrs. Um sonho...
Muito poéticas suas palavras.
Bjo grande!
Saudade!
Passa no blog pq tem um selinho pra vc!
Sempre adorei ipê!
ResponderExcluirE por mais comum que sejam, sempre adorei os amarelos, são meus favoritos!
bjos querida
Estou lendo Rubens Alves, tem um texto lindo sobre ipês
http://www.rubemalves.com.br/osipesestaofloridos.htm
esse é o link
bjos
Lindos mesmos! Todas essas flores, adorei! Aqui no RJ não me lembro de ter passado por uma árvore assim...
ResponderExcluirBeijocas
REalmente, além da beleza, os Ipês são aprendizado de crescimento e de superação, insistem em crescer e florir mesmo estando na 'selva de pedras'.
ResponderExcluirMuito lindo os Ipês... lindas fotos.
Parabéns pelo post, pela reflexão que os Ipês te trouxeram e você nos trouxe.
bjs
Andrea, adoro Ipês também. Paixão sem explicação. Talvez por que transmitam tanta exuberância, mesmo na simplicidade de suas flores.
ResponderExcluirLinda as fotos das meninas deitadas sobre suas flores!
Minha amiga seria um prazer e uma grande alegria poder abraça-la pessoalmente. Quem sabe você não consegue realizar o sonho da Pietra, mais rápido do que imagina?
Um beijo grande
Lindos Ipês.Beijo.
ResponderExcluirQue lindo!!!
ResponderExcluirSua sensibilidade é contagiosa!! Sempre que venho aqui me emociono!!
bjo bjo
Acho o Ipê amarelo, com aqueles infinitos cachos de flores, uma das visões mais lindas e inebriantes que conheço. Seu texto está lindo, muito bem escrito, envolvente e agradável de ler. As fotos são maravilhosas e me deram a oportunidade de conhecer o Ipê branco, outra obra prima da natureza. E os modelos, bem esses são um xodó!!!!
ResponderExcluirQuerida, um prazer estar por aqui outra vez.
Apareça sempre lá no Chocolate.
Beijos.
Em frente minha casa tem dois e vivo a admirá-los em sua majestade frondosa e sua cor viva.
ResponderExcluirAbraços forte
Eu também gosto de ipês, mas gosto ainda mais das pessoas que se emocionam com eles.
ResponderExcluir^.^
Beijos, querida!
ℓυηα
* Lindas as filhotinhas, lindas!
nosssaaaa.. tô de boca aberta com este post!!! cada arvore linda demais!!! e , sem contar os modelos utilizados nas fotos né? duas crianças lindas!!!
ResponderExcluirbeijão
sermulhereomaximo.blogspot.com
Oi Andrea...seu texto me remeteu a lembrança de meu pai, voltei no tempo...pois temos um terreno que de frente pra ele, do outro lado da cidade, lá em cima do morro tem vários ypes...ficavamos olhando os Ypês de diversas cores...um ao lado do outro...parecia um arco iris...rs
ResponderExcluirìamos olantar mandioca...palmeira...maracuja...ele adorava essas coisas...
Mas que são bonitos...são mesmo né...muito bonitos...
Uma ótima quinta pra vc...que o seu dia seja alegre e feliz como as cores do Ype..rs
Um abraço na alma
bijo
Nossaaa! Mais lindo que os ipês só Pietra e Brisa mesmo.
ResponderExcluirAmei as fotos... elas deitadinhas... e a última da florzinha na orelha... fofa demais.
BeijoZZz
Olá,td bem?
ResponderExcluirViajei no tempo lendo seu lindo texto, é tão gostoso relembrar fatos que nos fizeram felizes. Saudades faz parte.
Bjs!
Olá querida amiga, estou passando para te deixar um beijinho e desejar um dia feliz! Mais logo passo para comentar como mereces este teu texto.
ResponderExcluirUm lindo dia para ti, beijinhos.
Andrea, que saudades de ti.
ResponderExcluirTambém andei meu sumido por conta do corre corre. Sabe que, eu sempre fui apaixonado por ipes? Na frente da casa da minha nona, existia um ipe imenso. Amarelo, coisa linda demais. Eu lembro de sentar no muro baixo e ficar com os pés balançando no sentido da calçada e olhando o ipe, bem florido, em contraste com o céu azul de curitiba.. coisa linda.
Concordo com vc, com o seu novo olhar em relação aos ipes, que se tornam sobreviventes em meio ao cinza de São Paulo, e que colorem e mostram ESPERANÇA.
Muito bom.
Beijo grande!
E beijo enormeeee nas meninas!
PS: Alias, elas estão lindas, junto com essas flores de ipe branco!
Ah! Vou mostrar o video pra Mila sim, aquele japinha é uma graça heim? E toca ukulele! Obrigado Andrea, por lembrar sempre da gente! É um carinho muuuuuuuuuuuuuito bom!
ResponderExcluirOi Andrea!
ResponderExcluirRealmente os Ipês brancos esse ano estão dando mais show do que os amarelos, rosas e roxos.
Moro na região rural de Barão Geraldo, e em meu caminho pra o trabalho passo por vários deles, de todas as cores...mas particularmente esse ano, é o ano do branco!
Alis, tenho um branco no meu jardim, mas ainda é novo e não floresceu, e palntamos um branco e um roxo na rua onde moramos...e como vc disse, logo vem os Jacarnadás Mimosos, que também tenho no jardim, e esse também dá show!
beijo!
querida Andrea, qdo li o título do post imediatamente me lembrei de um livro maravilhoso que tive o privilégio de ler qdo era criança - Quando florescem os ipês ( uma história linda ). Quase não vejo ipês por aqui, ou até eles podem estar por aí e na correria de tudo a gente passa e nem percebe... parabéns por esse post tão sensível! Adorei! e mais parabéns ainda pelas fotos (especialmente das crianças)..ficaram uma pintura ;)
ResponderExcluirbeijos e desde já um lindo fim de semana pra vc! ^-^
Que coisa lindaaaaaaaaaa, amei as fotos, são realmente lindos!
ResponderExcluirBeijo, beijo!
Minha amiga eu tenho deixado vários posts programados, pois o povo aqui de casa anda me dando bronca, pois dizem que eu passo muito tempo na frente do computador. Estou me policiando para que não chamem a minha atenção.
ResponderExcluirUm beijinho
Imagens lindas esses Ipês, Andrea...
ResponderExcluirBeijo pra vc.
Qdo criança via Ipês pela cidade e achava tudo tão comum assim como borboletas que voavam no jardi de casa...Depois que cresci fui percebendo que as arvores em muitos lugares ja não existiam mais, e as borboletas, desapareceram misteriosamente.
ResponderExcluirLembro de ir pra escola de manhã e ao passar pela avenida da lateral do cemitéria da Saudade avistar um corredor de Ipês rosa...era muito muito bonito aquilo...e só hoje posso dar valor, na época passava batido.
A foto da Brisa com a flor na orelha é linda...alias suas filhas são lindas, eu nunca canso de dizer.
beijão Andrea.
Lindos modelos ,adorei a paisagem,vim por aqui para te deixar um beijo com muita ternura e amizade para ti ,e que tudo esteija a correr bem contigo minha querida amiga.
ResponderExcluirBeijinho e fica bem
Também acho lindo os Ypês. São muito elegantes, né?
ResponderExcluirOutra que amo é a Dama da Noite.
Tem aí em Campinas? Minha rua é tosca mas à noite fica perfumada...com cheiro de Dama da Noite..ando com prazer.
Tenho vontade de conhecer Atibaia, e como lá é a terra dos morangos e das flores, fico com mais vontade ainda.
Suas fotos ficaram lindas, amiga!
Lóóógico que as mais bonitas possuem rosas junto aos Ipês..lindas rosas! Delicadas, belas!
Como são lindas suas filhotas Andrea! Não dá para não falar isso.
E vc sempre faz a ruindade de deixar um foto mega fofa para o final...sem-pre. Pode reparar.
Vontade de apertar e esmagar essa bochecha gordinha!
Andreaa,
ResponderExcluirSensacional aquela foto de suas filhas num chão de flores. Incrível!!! Incrível!
Olha, vc tb sabe olhar para àrvores! Que massa. Adorei o post, seu olhas e as imagens.
Lindo!
Beijinhos,
Fê
Oi querida já estou melhorzinha...obrigado pelo carinho lá no blog!!!
ResponderExcluirbeijão
sermulhereomaximo.blogspot.com
Ipês são muito bonitos mesmo. E como a Luna disse, mais bonito ou tão bonito quanto, é ver pessoas se emocionando com eles.
ResponderExcluirPoxa, muito obrigada pela visita, viu?
=*
q coisa mais delicia é essa??? GENTEEEE!!! EU QUERO IR AÍ!!! kkkkk
ResponderExcluiradorei!! tbm adoro ipês... e as acacias tbm!!
agosto ja ja passa... la vem a primavera pra encher mais ainda nossos olhos e nossos corações ne?!
obs.as modelos sao lindas!!!
Andrea!!!!!!
ResponderExcluirSaudades de você! Saudades de suas falas! Saudade, muita!
Também acho os ipês lindos, mas confesso-lhe, talvez por vê-los tanto pelas estradas, quando em viagem e nos ambientes familiares, no interior de Minas, ainda não havia enxergado toda a magia tão bem fotografada por você! E, claro, as crianças deram um toque divino! Como combinam essas duas raras belezas!!!
Mas eu queria mesmo, hoje, era apenas trazer-lhe o meu abraço, recheado de saudades! Depois voltarei para saborear tudo o que não vi nas duas últimas semanas! Volto, com mais tempo e calma!
Um grande e carinhoso abraço, Andrea!
Olá, bom dia!
ResponderExcluirEntrei aqui por acaso e fiquei encantada com tantas flores tão lindas! Eu fico maravilhada com flores, e as fotos que vc aqui partilha são maravilhosas. Ao ver essas com as crianças fico imaginando como deve ser bom uma caminha assim fofinha e cheirosa!
Dei uma olhada mais rápida no resto do blog e gostei. Vou fazer-me sua seguidora para não lhe perder o rumo e poder voltar.
Domingo feliz. Beijinhos
que fofura genteee....
ResponderExcluirmuito lindo esse bebe.. rs*
Isso me anima..
Qro te convidar a participar da tag la no blog...
BjinsssSS
Vou adotar a idéia da gaucha, linda, Luna Sanchez (http://palavrasdeluna.blogspot.com)
ResponderExcluire vou responder aos comentários de agora em diante, pois não estou conseguindo
ir nos blogs que eu amo ler na velocidade de suas publicações....rsrsrs
Obrigada à todos que passam ou passaram por aqui! Fico muito feliz com a visita e com os comentários.
Deia,
Adoro SP e me lembro de tudo de bom que te ai...
Pena um lugar tão conturbado para criar filhos
Bjs
Alexandre,
Amamos as flores não é?
Vc já teve oportunidade de ver as cerejeiras ai???
Devem ser maravilhosas também!
Bjs
Mi,
Não sei o que emociona mais se dão as flores ou elas...rsrs
A gente fica doida não é MI??
Bjs
Lia
O comum é belo demais...
Vou ler sim o texto! Amo IPÊS e adoro ler o que falam deles...
Bjs
Dama
Que pena, mas quando vier a SP ou inteiror, vai ver como tem Ipês!!!
São maravilhosos!!!
Bjs
Isa
São exuberantes mesmos!
A coruja não discorda disso nunca...rsrsrs
Quem sabe Isa...
Bjs
Lilian
Obrigada,
Bjs
Fabiane
É uma prazer te-la, venha sempre!!!
Bjs
Lua
Também me apaixonei pelos amarelos...mas os brancos...rsrsrs
Obrigada, vindo de vc me enche de orgulho!!!!
Bjs
Principe
Por isso és principe, tens um Ipê na porta da sua casa!
Bjs e muito obrigada pela visita, venha sempre majestade!!!
Luna,
Ah amiga tô te imitando tá?? Porque relamente
fico triste em não retribuir as visitas...Espero que não se
chatei...rsrsrs
Ah vc é linda, linda, linda
Bjs
Amanda
As modelos são maravilhosas, os Ipês até que são "bonitinhos",
rsrsrs
Assim disse meu marido...rsrsrs
Bjs
Elcio
Ainda vou lá "versear"...
Que bom, lembrança são sempre bem vindas não é????
Para vc ótima semana também!!!
Bjs na alma também!!!
Vaneza
Lindas mesmo...Um dia desses te mostro as demais...rsrsr
Bjs
Cris
Seja bem vinda, obrigada!
Vou te visitar também!!!
Bjs
Sãozita
Minha querida amiga do outro lado do oceano...
Obrigada por sempre estar por aqui, com tanto carinho!
Bj, Bj, Bj
Depois eu vou lá!!!
Dom
Saudades sempre de vc!
Adoro quando vem aqui, vc sabe disso!
Vc é meu irmão mais novo!!!
Obrigada...
* Que ótimo que gostou, mostra para ela e depois me conta como foi!!!
Marcos
É uma honra ue tenha gostado, pois és um fotógrafo de mão cheia!
Aqui em Campinas, somos previlegiados com todas essas corres, não??
Bjs
Sandra
Em SP é mais difícil do que Campinas, mas ainda tem...
Realmente ai é tudo corrido e a vida nos remete a não vermos mais eles...
Bjs querida!
Obrigada e para vc mais lindo ainda!!!
She
Obrigada, Obrigada
Bj, Bj
Hod
Obrigadão pela visita...
Bjs
Rafa
Nossa quanto tempo não te recebo por aqui..rsrsrs
Bem lembrado...As borboletas também andam sumindo...A gente consegue ir
matando tudo mesmo...Infelizmente!
Bjs Bjs
Não esqueçe de vir tá!
Jou
Já fui lá mas agradeço por vc vir mil vezes, adoro quando passa por aqui!
Bjs
**A mega foto é estratégia para a pessoa voltas (técnica de venda)
Fer
Lindona
Foi incrível mesmo...Não imaginamos, quando cheguei lá e vi o tapete de flores, não resisti!
Eu olho tudo...
Bjs
Erica
Cabeça maravilhosa!
Volte sempre vc!!!
Obrigada
Bjs
Sal
Nossa que honra ter vc aqui!!!
Há quanto tempo...
Muitas saudades...
Adoro a primavera...
Bjs
Gilmar
Jáa fui lá também!!!
Sim elas deram um toque todo especial nos Ipês, rsrsrs
Obrigado amigo!!!
Que bom que voltou....
Mariazita
Seja bem vinda querida!
Depois vou te visitar também...
Que bom que gostou das fotos e daqui,sinta-se em casa...
Bjs e muito obrigada
Aislin
Fofíssimas!!!
Anima sim..è muito bom...
Obrigada, depois passo lá com certeza
Seja bem vinda e obrigada pela visita.
Bjs