terça-feira

Uma questão de comunicação...


A comunicação é algo incrivel... Fico analisando em forma e conteúdo como as pessoas andam se comunicando e isso me deixa confusa... Tão complexo ficou o ato de se comunicar!

Percebo que quando vou escrever tenho dificuldades nas palavras, em traduzir o que penso e isso me deixa incomunicavel,porque me preocupo mais com a forma, do que com o conteúdo, com quem e como... Sinto ter tantas coisas aqui trancadas, para serem analisadas, compartilhadas, criticadas ou até para que sirvam de conforto e não sei como falar, para quem e qual o momento... E elas ficam pesando e se embolando e os pensamentos ficam me gerando confusões e dúvidas... Então, fico procurando sintonizar as pessoas, pessoas através dos seus textos e das sua imagens (ou videos) para que eu possa encontrar-me ou encontrar um meio de comunicação...

Vasculho na leitura quase que diária dos blogs,dos livros, de diferentes tipos de comunicadores, diferentes idades, mundos, realidades, pessoas que se expressam em momentos, andares diferentes, porque estão vivendo em situações adversas, como se tivesse que haver pessoas certas para sua linha de comunicação...

Isso é comunicar-se?

Procurar pessoas como em uma rádio: Agora preciso de musicas lentas, não tem que ser as gritadas, calmas agora por favor, pauleiras forever, precio relaxar numa instrumental...Comunicar seria no meio do turbilhão dos sons e da tempestade de palavras, ter a sensibilidade para ficar procurando gente para comunicar-se?

Será que precisamos fazer tantos desenhos, usar tantas imagens para sermos definidos porque não conseguimos mais nos comunicar? Será que não nos comunicamos bem quando não usamos belas palavras ou palavras que ninguem entende?

Porque tantas pessoas acham maravilhosos textos que ninguem entende?

(Ou sou eu que não entendo esta comunicação, que mundo será que vivo ou ando vivendo...)

Fico lendo textos que não entendo, será um enigma? Será que eu preciso descifrar a pessoa, para me "plugar" (tipo Avatar) depois enfim poder me comunicar?

Que coisa complicada virou esse negócio de comunicação...

Dirija-se ao amigo do balcão B, q u e  e s t a  a s s i m  n o  m e s m o  r i t m o,  mande um e-mail, pegue uma senha.. Afinal ele anda um bocado ocupado demais com essas coisas ultra modernas e não pode simplesmente conversar! O que é conversar afinal sem um grande título, prefácio, indice, e até vocabulário ou dicionário, sei lá,  vc já fez o seu indice para falar com seus amigos, os amigos tem capa, contracapa, e muitos índices, qual voce deseja, pois não podemos "jogar" palavras fora, "bater papo" quem foi o louco que bateu em tão sintuosas palavras???



Não serve também  frases de clichê (o que é um cliche), cuidado com eles, não é também de bom tom... Pois tem as REGRAS para a comunicação escrita ou falada, não pode pensar assim igual todo mundo, se não o nome é clichê e não o nome que você queria falar, você na verdade não pode usar essas palavras por que muita gente já usou...Então tem o problema de palavras muito USADAS... então a p...ou o michê das palavras,na verdade é o clichê, notou que o som é o mesmo para você não se confudir... Diga com quem tú escreves que te direi quem tú és... Sentiu que fiz as duas coisas na mesma frase, o clichê e a dica (ma não pode).

Mas, por que só aparece na empresa pessoas cuja comunicação é polida por embalagens (lindos laços) e hipocresias, os verdadeiros sempre são os maus comunicadores? Pessoas que usam palavras simples ou fora de concordância são motivos para o Rei da Cocada Preta, ilustrar sua palestra motivacional..."Ah nosso faxineiro teve a brilhante idéia de aumentar o orifício da pasta de dente..." 

Aplausos para o cara que falou do FAXINEIRO!

Precisa mudar o tom, o ritmo, a melodia, precisa mudar a orquestra toda, ser um compositor, um maestro... Ai sim tera peso e valor (mesmo que ninguem continue não entendendo, como as óperas, duvido que metade entenda!)

E a imagem não conta? Conta! Uma pessoa merecerá ser escutada se nela estiver o bonito, o alegre, o bem relacionado, o corretinho, o patinho bem  embrulhadinho, certinho, limpinho... Pessoas corretas são pessoas  inteligentes,cultas, sempre estão bem penteadas, alisadas,chapadas, equilibradas e maquiadas.

Precisam estar assim para  participar dos mais seletos grupos, os grupos dos que falam bonito e equilibradamente bem...




Isso é comunicação?

Porque precisamos de tantos artificios para se chegar um ao outro, porque precisamos de tantos aparelhos e essa parnafenalha toda de pods e pods se não pode nada!

Será que não tem gente ainda vivendo por tras dos fios, dos cabos, do dicionário, do lúdico, do abstrato, do surreal do magestral ou todas essas besteiras que as pessoas inventam para parecerem melhores que as outras e no fim de melhor não tem nada, porque não conseguem mais a comunicação afetiva, o olhar profundamente o outro?

Será que temos que nos vestir de andróides para sermos escutados, Será que nossos olhos, nossa temperatura não nos mostra o suficiente para que possamos nos comunicar?

Ah isso são para os animais... Então eu sou um animal, pois a comunicação atual esta me tornando incomunicável!

Então precisamos estudar muito e sermos intelectuais para achar que o arroz com o feijão é delicioso?
Não, seria necessário comentar isso numa rodinha neo liberal ,numa mesinha rústica de mil reais, com a toalhinha de chita "charmosa",  num restaurante tipicamente "rustico" para que isso tenha causa e efeito?

Ou preciso de sorrisos pós laser, brancos radiante, o  falar manso e brando, parecer-me sempre disposta e de bom humor, pois os mau humorados também são seres que não podem comunicar-se (é Dunga não pode)!

Não pode nada, melhor só olhar nos olhos, olhos pelo menos acho que todo mundo tem igual!




(Sintonizando rádios desses brilhantes blogueiros: Lia Araujo, Gilmar Morais, Robson Scheneider Albuq, entre outros...)

25 comentários:

  1. Oi Andréa!
    Eu devo estar assim como vc, boiando na maionese em um monte de informações que recebo diariamente.Comunicação é fazer-se entender. Se o receptor não decodifica e compreende aquilo que falamos, não houve comunicação. Então, não me comunico muito com adolescentes pois não decodifico direito o que eles querem dizer. Pelo mesmo motivo também não sou bem vinda em rodas intelectuais. Mas sabe...eu cago para isso.Há quem me entenda por aí! E é com esses que tenho que me comunicar. Com clihê ou sem, não importa..desde que seja natural, pois não somos máquinas.

    ResponderExcluir
  2. Gente!
    Desde ontem estou com problemas nos comentários...
    Todos os comentários que fiz nos blogs não apareceram e nem os que recebi não consigo publica-los...
    Bem já mandei o problema para a forum e espero sinceramente que este problema de "comunicação" se resolva...
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Pois é... somos bombardeados todos os dias com tanta informação, que fica dificil reter e digerir tudo... cabe a avaliação e a reflexão do que se lê.
    Querida, sobre "Então, fico procurando sintonizar as pessoas, pessoas através dos seus textos e das sua imagens (ou videos) para que eu possa encontrar-me ou encontrar um meio de comunicação..."
    Assim, tenta colocar tudo pra fora, sem pensar que alguém irá ler... ou se ligar pro comentario de ninguém... vc vai ver que logo logo, as coisas fluirão... tenta não pensar nas criticas... lembra que esse espaço aqui é seu... todo mundo que vier ler... se identificará com vc... se vc perder pessoas sendo verdadeira e desentalando... isso é um processo bom, eu chamo isso de " separar o joio do trigo"!

    Obrigada pelo carinho
    bjos

    p.s Também estou com problema com os comentários!

    ResponderExcluir
  4. Oi conterrânea! Rs!
    O pior é que anda acontecendo tudo isso mesmo!
    Mas eu ainda consigo sair da frente do computador, juntar uns amigos e falar besteira, com portugues nem sempre correto e dar muita risada!
    Bj!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea, comunicar tudo e sou apaixonada por isso. Se vc está tendo problemas com os comentários dê uma lida aqui http://www.dicasblogger.com.br/2010/04/erros-bx-moderacao-comentarios.html
    Consegui resolver o problema hoje, por enquanto tá funcionando.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Comunicar-se é essencial, né amiga!
    Tirando os que verdadeiramente tem um estilo, e estilo autêntico, muito do uqe vemos por aí é fachada msm, são máscaras que infelizmente vestem o homem desde que se entendem como tais. Pra que? Auto-proteção? Orgulho?
    Talvez. E enquanto for assim, nao seremos felizes!
    Post lindo, e tb essencial!

    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Ah, Andrea que show o home da Tania Bulhões, afff
    Vou colocar nos meus sites legais rsrs

    Bjão minha amiga linda!

    ResponderExcluir
  8. Para que exista comunicação no sentido amplo do termo (troca), tem que haver identificação, conexão, encaixe e receptividade. Por isso que alguns textos fazem o maior sentido e tocam fundo algumas pessoas, enquanto não dizem nada à outras.

    E isso não se resume a textos, é claro.

    Sabe aquele filme "Forrest Gump - O Contador de Histórias. "? Pois é, ele foi lançado em 94, eu tinha só 8 anos, mas lembro que minha irmã mais velha, que é o meu oposto, não se emociona com facilidade, assistiu e contou o filme, aos prantos, para a minha mãe. Achei tão inusitado, aquilo...

    Eu o assisti naquela época, e depois, e depois...jamais derramei uma lágrima, e olha que eu choro até com comercial de margarina!

    Simplesmente "não bateu". Vá entender, né, Andrea! Rs

    * O Blogger estava doido, mesmo, mas agora está quase normalizado : não indica a quantidade correta de comentários, mas quando abre-se a caixa, estão todos de volta, lá.

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  9. Quanto comecei a postar em blogs, achava, tinha a ilusão de que me comunicava com todos que lessem meu texto, mas isso não acontece, definitivamente, não... Todos nós lemos os texto de acordo com nossas vivências, opiniões e preconceito, então a comunicação é subjetiva, relativa, ou sei lá que palavra usar...

    Às vezes sinto que elaboro demais um texto e fica um vazio no final, por não ter sido entendida completamente... Acho que muita gente deve se sentir assim...

    Acho que a palavra falada é mais fácil, ela tem a entonação, o gestual, o olhar que prende a atenção de quem nos ouve e sem duvida a correção de imediata de algo que não foi bem entendido...

    Acho que ultimamente estou preferindo a palavra falada... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Queridaaaaaa relaxa que o blogger tá doido pra todo mundo... menina eu amei o seu post, intenso e complexo, realmente as comunicações têm mesmo sofrido interferências...
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  11. Olá, Andrea!

    Pois é...até a língua, A LÍNGUA, é fator excludente neste mundo nosso de aparências. E concordo com vc quando disse que muita gente sincera utiliza palavras simples, enquanto as complexas, em muitas mais vezes, estão na boca de quem machuca.

    Se comunicação é uma troca, pois eu acho que é, talvez o ouvinte seja mais culpado do que aquele que fala. Afinal, só tem circo se tiver platéia.
    Talvez, devamos apurar os ouvidos.

    Adorei o post.
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  12. Minha amiga, hoje foi difícil a comunicação, ainda mais para os que estão distantes fisicamente.
    Recebi o seu email e respondi. Hoje, só com reza forte.
    Infelizmente, a comunicação pode ter muitos ruídos, dependendo do remetente e do destinário e concordo com um dos comentários acima, que muito é interpretado de acordo com vivência, ideia concebida da viada e por ai vai.
    Acho que escrevermos bem, nos preocupando com erros de português ou de concordância, ok, mas não é preciso usarmos de palavras rebuscadas.
    As vezes leio algumas coisas que tenho que reler, pois não entendo, mas provavelmente para quem escreveu faz um sentido enorme.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  13. O jeito de escrever, em cada um, diz muito do processo de construção de idéias inerentes à formação ou vivência. Eu, por exemplo, por vezes faço uso de expressões pouco usuais, ainda remetidas ao meio acadêmico vivenciado. Busco desvencilhar-me delas, a cada novo texto, entretanto, nem sempre é possível. Já estão arraigadas.

    Por outro lado, há também o propósito do blog de cada um. Para aqueles que fazem questão absoluta de "contar números de seguidores", então os textos normalmente são direcionados a um determinado público-alvo. É como se fosse uma estratégia de marketing para acolher seguidores.

    Mas há também quem não se incomode com o "número" e sim com o contexto das relações traçadas, das pertenças alcançadas e da admiração cultivada mutuamente. Eu me enquadro nesse grupo seleto, independentemente das críticas, dos comentários desconexos e da não aceitação passiva. Gosto da criticidade aflorada, da discordância madura e respeitosa e do diálogo franco que permite o comentário.

    Nesse ponto, concordo integralmente com a Lia Araújo. Permitir-se por inteiro, sem máscaras ou fantasias imbecilizantes. Isso é uma questão de lealdade a si mesmo!

    Há uma prioridade agora, que é estabelecer a comunicação interna, de descobertas e desequilibrações, numa prática revisionista de pressupostos e de expulsões de fantasmas. E é com quem se caminha ao lado que essa partilha faz diferença, significa mais, para além do texto.

    Sou principiante. Aprendo gradativamente. E as relações, até aqui construídas, já provocaram transformações (nem importa o tamanho), já fazem sentido para "estar aqui". E o melhor aprendizado é a tomada de consciência da exuberância do outro, como a sua, por exemplo, Andrea! Chamo isso de comunicação visceral! Vem das entranhas de cada um! Assim, por ora, é o quanto basta. O depois pertence ao amanhã...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga, o texto que postei serve para mim também. Sangue quente e impulsividade, felizmente ou infelizmente, mas ainda acredito que o equilíbrio nos faz um bem maior e tento. Ah, como eu tento, ainda que por muitas vezes eu tenha vontade de voar no pescoço de um.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  15. Morro de vontade de fazer um blog no estilo do teu...Pra desabafar dar opiniões...
    Tô criando coragem.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Andrea,

    Acabei de conhecer seu blog, já li quase tudo e adorei!!!

    parabéns!!!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi Andrea, fiquei lisonjeada com a referência a minha pessoinha, obrigada!

    Sobre o texto: brilhante!
    Todos os dias fico preocupada quando vou escrever, se estou me comunicando certo, se as pessoas me entendem, se estou chegando a onde quero, se estou comunicando minhas inquietações... são tantos questionamentos que me envolvem com relação a essa comunicação que ao te ler me vi nessa situação de entender o que significa "comunicar-se". Entretanto, me conforta a idéia que "comunicar-se" é uma necessidade, e sendo assim, de uma forma ou de outra estamos chegando nas pessoas, e isso já me encanta.

    bjsssssss
    Ps.: ótimo texto!

    ResponderExcluir
  18. Andrea, belo texto. Indignada pra caralho, mas bom pra caralho tb!..rs (desculpa a boca suja..hahahaha)

    Sabe, eu trabalho com comunicação, e realmente é um trem muito complicado. Eu vejo que o grande problema, são que as pessoas querem colocar um pompa tão grande, falar bonito, falar dificil e acabam nao falando nada.

    Eu aprendi ao longo da minha vida, que a melhor maneira de se comunicar, é ser sincero. Não pra machucar, na base do doa quem doer. Mas sim,da franqueza.

    Mas voltando, hj em dia convivemos com a tecnologia que aproxima e distancia pessoas, grupos de amigos só no okut, facebook, sei lá o que...vc encontra todo mundo lá, menos na realidade, ficou mais facil assim. As pessoas preferem muito mais ficar dentro de casa, do que sair, viver, curtir o momento. Criar laços.

    Sei lá. Sou quadrado pra algumas coisas. Gosto de olhar nos olhos, jogar conversa fora, falar de coisa boba e até coisas sérias. Não gosto assistir o mundo e sim, senti-lo.

    Não me prendo em agradar. Alias, cheguei a conclusão que EU NÃO VIM AO MUNDO PRA AGRADAR, apenas pra ser feliz, pq um cara marrento e mau humorado como eu, não agrado nem a própria sombra. Então, apenas se preocupe com o que vale a pena, minha amiga. Sua familia, suas filhas, amigos...apenas alguns, viu?

    Não se deixe entrar na onda do falar do bonito, do se preocupar se vai agradar fulano com o seu post ou sicrano, apenas escreva, seja vc, seja coração ou razão, apenas seja a Andrea. Isso encanta, e o mundo, anda tão vazio disso..rs

    Eu aprendi também que: MENOS É MAIS. Então, se preocupe menos e seja mais vc, enfeite menos e seja mais direta. Nada melhor, do que uma comunicação limpa e sem ruidos. Ah, eu nunca esqueci que a comunicação direta, alimenta relacionamentos, cria e fortifica laços. É até bonito de se ver.

    Enfim, comunique-se da maneira, que for melhor apenas pra vc.

    Bessos!
    E beijão nas meninas!

    ____

    Ah! Eu voltei, num comentário loooongo, a garganta não tá boa, e eu vou procurar a homeopatia sim. Vivo com dores na garganta, Andrea. E sobre a viagem, meu coração dói de pensar..rs E sobre o curso japa, fique a vontade de perguntar, vou ter o prazer em responder tudo que eu souber!

    ResponderExcluir
  19. Oi Andrea, ainda bem que consegui entender su texto...rs
    Falando sério, tem textos que a gente realmente não entende, não parecem palpáveis, concretos, mas acredito qu quem os escreve segue um caminho, uma diretriz do lhe vai na alma ou no coração naqule momento de inspiração...
    São tantas as informações as vezes que a mente da gente não consgue filtrar tudo...e com certeza muitas dessas informações que nos chegam nem vale a pena mesmo.
    Costumamos dizer aqui em nossa familia que quando nos reunimos jogamos conversa dentro, porque sempre fica algo de bom com as lembranças que as palavras nos trazem neste momento...
    Espero ter jogado aqui um pouco de conversa dentro, pois as suas palavras aqui cairam dentro de mim...rs
    Um abraço na alma...boa quinta...
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi Andréa, cá estou eu novamente, para responder suas indagações.

    Preciso corrigir minha mania com as palavras. Ainda há muita influência do "meio" e estou aprendendo a lidar com os blogs. Sou um principiante, mas aprenderei.

    Estou tentando montar uma estrutura para dar conta do blog e dos afazeres. A ideia é não me preocupar com as postagens, cumprir a obrigação. Quero deixar isso mais leve, mais suave. Então resolvi criar a dinâmica.

    Tenho as frases já preparadas e durarão cerca de 6 a 8 meses. Em relação ao humor, há uma série de piadas ou coisas engraçadas, já prontas, então é só arranjar e publicar. Em relação a outros autores, são poemas, poesias ou textos, que também já tenho arquivados. Mais uma vez, é só arranjar e publicar. Vai restar a postagem, para a qual terei tempo de fazer as construções, conforme a vontade definir.

    Em relação ao Carpinejar, pode ir lá ver o cara que ele é muito, mas muito bom mesmo! Ele vai estar no Jô, nesta sexta. Aproveite para dar uma conferida. E gosto de ler o blog da namorada dele, que é médica. Ela sempre dá um jeito de "assassinar" o cara (numa alusão ao ciúme doentio). São bons. Os dois são muito bons.

    O Carpinejar escreve sobre tudo e qualquer coisa. Tudo o inspira. E é engraçado, crítico, sutil, enfim, escreve fácil. Tem tudo que eu gostaria de ter e não tenho (rsrs).

    E prometo-lhe, vou me esforçar muito para fazer com que a minha comunicação melhore, seja mais simples, tenha um alcance melhor. Vamos ver se consigo.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. Oi..então... se você reparar em meus comentários, sou o homem das reticências...rs
    Só para reforçar...e ainda rimar...Carpinejar é bom mesmo...tenho um livro dele..."Cinco Marias"
    Um abraço na alma..
    beijo...bom fim de semana com sua família...

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O que eu acho mais chato é encontrar blogs que falam um blábláblá atrás do outro, mas no fundo os textos não têm nenhum sentido prático... nem alegram, nem fazem rir, nem fazem chorar, nem fazem pensar... ou seja... não servem pra nada.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Andrea querida!
    É muuuuita informação, tudo ao mesmo tempo e nós no meio de tudo isso, sem saber para que lado ir.
    Tempos modernos, problemas modernos também.
    Bjkas, minha flor!

    ResponderExcluir
  25. Andrea, passei por aqui via Elcio e achei muito interessante a sua dissertação sobre a comunicação...sem dúvida, continua a ser um enigma. Tb eu muitas vezes, paro para pensar, porque razão a comunicação não correu bem aqui, ali ou acolá, se....se.....e se....

    Chego sempre à mesma conclusão e esta é a única que me satisfaz e me ajuda a compreender muitas das situações em que a comunicação não resulta...as pessoas não se encontram todas no mesmo estado de maturação, apesar de utilizarem o mesmo código linguístico, mas as dificuldades continuam...é dos enigmas, que mais me atraem a atenção...bjs, voltarei

    ResponderExcluir